Porsche 911 GT3 992

Sétima edição do 911 GT3

Vias mais largas e nova asa

Asa com suportes superiores

Travões maiores e mais leves

Novo painel de instrumentos Track

Opção de caixa manual

Bancos desportivos com forte apoio

Roll-bar no Pack Clubsport

O primeiro GT3 data de 1999

A Porsche apresentou a versão GT3 da mais recente geração do seu icónico 911. Traz muitas evoluções de performance, como sempre, mas poderá ser o último de uma série que começou em 1999.

 

Desde o início, em 1999, que a versão GT3 do Porsche 911 teve um posicionamento muito específico na gama do modelo. As afinações e os acabamentos deste bilugar fazem do GT3 algo próximo a um carro de competição que pode ser usado em estrada.

Nesta nova geração 992 do Porsche 911, a casa de Estugarda voltou a evoluir o GT3, que já vai na sétima edição. A “guerra” é a mesma de sempre: mais eficácia, mais potência, menos peso e mais prazer de condução, por isso lá estão o motor atmosférico e a caixa manual.

O mesmo peso

Começando pelo peso, o 992 GT3 usa fibra de carbono no tejadilho, asa traseira e também no capót dianteiro, que agora tem um formato diferente. As jantes são forjadas em alumínio com porca central.

O tipo de vidro utilizado é mais fino e mais leve que o normal nos outros 911 e assim foi possível manter o mesmo peso da geração anterior, 1418 kg, menos 87 kg que um 911 Carrera. E isto apesar de o novo GT3 ter vias e jantes mais largas.

Os travões também foram melhorados, com discos de 408 mm, em vez de 380 mm, mas que são 17% mais leves. A bateria também é 10 kg mais leve.

Aerodinâmica muito evoluída

Por fora, a diferença que se destaca é a asa traseira, com maiores dimensões e que passou a estar suspensa de apoios superiores, em vez de estar apoiada em apoios inferiores, que perturbam mais o fluxo de ar.

Tanto a asa como o difusor podem ser regulados manualmente para máximo apoio, em utilização em pista. Na posição “performance” e em conjunto com o spoiler da frente, geram 60 kg de downforce à velocidade máxima de 320 km/h. São mais 50% que no modelo anterior, na posição normal e mais 150%, na posição “performance”.

A Porsche fornece o pacote Clubsport sem custos adicionais, incluindo o “roll-bar” parcial, cinto de seis apoios, extintor manual e corta-circuitos. Mas há uma nova coleção de opcionais de personalização, como aplicações de carbono, frisos pintados nas jantes e muito mais.

Para quem prefira o seu GT3 mais discreto, a versão Touring, sem asa traseira, será disponiblizada mais para o final do ano.

Motor quase sem alterações

direção às rodas traseiras é de série e, pela primeira vez, a suspensão dianteira é de braços sobrepostos, uma estreia inspirada no 911 RSR que corre em Le Mans. Os pneus de série são os Michelin Pilot Sport Cup 2 R.

Quanto ao motor de seis cilindros opostos e quatro litros de cilindrada, sem turbocompressor, recebeu um escape novo e o ECU (Electronic Control Unit) usado na nova versão de competição do troféu monomarca GT3 Cup.

A potência máxima é de 510 cv (mais 10 cv que o antecessor), o binário máximo subiu 10 Nm para os 470 Nm e o regime máximo permanece nas 9000 rpm. A relação peso potência é de 2,8 kg/cv.

O condutor dispõe de três modos de condução: Normal/Sport/Track e o painel de instrumentos passou a ter uma visualização “Track”, que reduz as informações ao essencial para conduzir em pista. Há também “shift lights” para indicar a altura certa das passagens de caixa.

Caixa manual ou PDK

Estão disponíveis duas caixas de velocidades, uma manual de seis com função de ponta-tacão eletrónico e uma PDK de dupla embraiagem e sete relações. Com a caixa manual, a aceleração 0-100 km/h é de 3,4 segundos. Apenas com tração atrás, como é óbvio.

Numa volta ao traçado de 20,8 km do circuito antigo do Nürburgring, o novo 911 GT3 consegui, pela primeira vez para um carro equipado com motor sem turbo, baixar da barreira dos sete minutos, registando 6m59,927s.

O primeiro 911 GT3 de 1999 tinha um motor 3,6 litros de 360 cv e fazia uma volta ao Nürburgring em 7m56s. Foi o primeiro modelo de estrada a baixar da barreira dos oito minutos.

911 GT3 está condenado?

Mas o futuro do 911 GT3 poderá estar seriamente ameaçado. Sem nenhum tipo de sistema híbrido a bordo ou sequer previsto para o futuro, o GT3 torna-se num alvo a abater, pelos ambientalista.

O atual clima de pressão para uma rápida eletrificação de todos os automóveis, já passou do plano político para o plano social.

E com a continua queda da imagem dos modelos desportivos, devido às tendências do politicamente correto, esta geração 992 do Porsche 911 GT3 poderá ser a última.

Conclusão

A Porsche fala nos combustíveis sintéticos, com balanço neutro de CO2, como a solução para a sobrevivência do 911 e das suas variantes com motores de combustão. Mas será difícil que esse tipo de combustíveis tenha o apoio político que têm os carros elétricos.

Por isso, se alguma vez pensou em comprar um 911 GT3, esta poderá ser a sua última oportunidade. As primeiras unidades do novo 911 GT3 serão entregues em Maio, contra o pagamento de 221 811 euros.

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