Peugeot 205 T16 Evo1 de 1985

Este exemplar ganhou o Rali de Portugal de 1985

Totalmente restaurado e usado com regularidade

Esta Evolução 1 foi produzida em 20 exemplares

Todos os detalhes de 1985 foram respeitados

O 205 T16 tinha pouco em comum com o 205 "normal"

Timo Salonen foi campeão do mudo de ralis em 1985

A simplicidade dos Grupo B dos anos oitenta

O banco de Timo Salonen, devidamente restaurado

Salonen pediu um volante maior, para ter que fazer menos esforço

O local de trabalho do navegador Seppo Harjanne

Motor em posição central transversal tinha 350 cv, em 1985

Na frente, espaço para a roda suplente

O carismático escape central do 205 T16 Evo 1

Timo Salonen em ação no rali de Portugal de 1985

Quem esteve à beira da estrada no Rali de Portugal de 1985 não se esqueceu do Peugeot 205 T16 com o número 6 nas portas. Foi o vencedor da prova, nas mãos de Salonen e agora está à venda.

 

Timo Salonen sagrou-se campeão do mundo de ralis em 1985 e uma das suas vitórias desse ano foi no Rali de Portugal, ao volante do Peugeot 205 T16.

Este exemplar ganhou o Rali de Portugal de 1985

A prova começou por ser liderada por Biasion no Lancia Rally 037 E2, que dominou os troços de asfalto de Sintra. Depois foi a vez de Walter Röhrl impôr o seu Audi Sport Quattro nos pisos de terra.

Mas não teve sorte. A sua assistência teve que substituir a caixa de velocidades e depois ainda teve um furo, que o relegou para terceiro lugar final.

“Wait and see”

Quanto à Peugeot, Vatanen teve um furo que lhe danificou a suspensão e levou à desistência. O seu colega de equipa, Timo Salonen, recebeu então ordens para moderar o ritmo e acabou por herdar o primeiro lugar, quando Röhrl teve os seus problemas.

Esta Evolução 1 foi produzida em 20 exemplares

Biasion fez o que pode, com o seu carro de tração atrás, contra os rivais de tração às quatro rodas e terminou num excelente segundo lugar.

Salonen tinha pedido à equipa para lhe montar um volante maior, para ter que fazer menos esforço, pois dizia que não se sentia com muita força, com problemas respiratórios que atribuía ao excesso de tabaco.

Motor em posição central transversal tinha 350 cv, em 1985

O Peugeot 205 T16 tem um motor de quatro cilindros central de 1775cc, turbocompressor e 350 cv, na versão evolução 1 de 1985. O modelo era feito com base numa versão de produção limitada de 200 unidades de venda ao público.

A simplicidade dos Grupo B dos anos oitenta

Mas só foram feitas 20 unidades deste primeira evolução de competição, com chassis numerados de C1 a C20. O vencedor do rali de Portugal de 1985 tem o número de chassis C12 e mantém a mesma matrícula 323 EXA 75.

O 205 T16, que foi uma das grandes estrelas do período dos Grupo B no WRC, está agora à venda na empresa Suiça, Drive Vintage, com preço sob consulta, que nunca estará abaixo do meio milhão de euros. Se estiver interessado em negociar, pode seguir o LINK:

https://www.classicdriver.com/en/car/peugeot/205/1985/934921

Francisco Mota

(fotos de Drive Vintage)

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