Uma autêntica viagem no tempo até ao Natal de 1965, quando este pacote de seis miniaturas do DB5 do 007 saiu da fábrica da Corgi Toys, mas as miniaturas nunca foram vendidas. Até agora.

É uma daquelas histórias que mostra até que ponto pode chegar o colecionismo e o valor que os colecionadores estão dispostos a pagar por uma “peça” única.

Produzido pela fábrica da Corgi Toys nos anos sessenta, a referência 261 reproduz o Aston Martin DB5 do agente secreto James Bond, 007.

A miniatura ainda hoje é recordada por muitos, pois tinha muitas das características especiais do modelo preparado pelo imaginativo Q para as missões mais difíceis do agente ao serviço de Sua Majestade.

Brincar aos espiões

A Corgi Toys lançou o 261 antes do Natal de 1965 e certamente ninguém na administração esperava o sucesso que o brinquedo teve. Mas havia razões para isso.

No modelo fabricado à escala 1/43, as crianças que tinham ficado impressionadas com o carro “real” que tinham visto no filme “Goldfinger” podiam agora brincar com essas funções especiais.

O modelo da Corgi Toys tinha tejadilho de abrir com assento do passageiro ejetável e uma figura de um dos “maus da fita”. Tinha também matrículas rotativas, canhões no para-choques da frente e a placa de proteção anti-bala do vidro traseiro.

Uma extraordinária peça de engenharia com pequenos botões sob o modelo que operavam todos os sistemas de forma totalmente mecânica, com minúsculas alavancas e molas.

Ao longo dos anos, esta miniatura fez as delícias de várias gerações de crianças em todo o mundo. Foi alvo de algumas reedições, umas melhores que outras e é considerado por muitos como o melhor brinquedo do mundo.

Virou peça de coleção

Mas isto foi até as crianças que brincavam com o Corgi Toys se terem tornado adultos e, alguns, colecionadores de brinquedos antigos. O 261 tem tido uma segunda vida como peça de coleção, sempre com cotações elevadas em leiloeiras e feiras de trocas.

Isto, apesar de não ser nenhuma raridade. A produção do modelo original atingiu os 2,7 milhões, só nos dois primeiros anos, chegando depois aos 4 milhões de exemplares.

Mas agora, entramos num outro patamar de “loucura” com esta “peça” que foi recentemente leiloada pelos especialistas da Vectis, no Reino Unido.

A leiloeira propôs um pacote de seis DB5 tal como saiu da fábrica em 1965. O pacote ainda tem a película de plástico que protegia todos os lotes de seis miniaturas que seguiam para distribuição para as lojas de brinquedos.

Intocados e inviolados

Nunca ninguém cortou a película de plástico nem, muito menos, abriu uma das caixas. Ninguém sabe ao certo qual o estado das miniaturas com mais de cinquenta anos que estão lá dentro e nunca ninguém vai saber.

O valor do pacote ultrapassa o valor de cada uma das miniaturas multiplicado por seis, pois o seu valor de coleção é exatamente ser um pacote de seis, mantido como saiu da fábrica.

Isso não impediu um licitador de arrematar este lote pela extraordinária quantia de £6400, o equivalente a 7350 euros.

Na descrição do lote, a Vectis diz que as miniaturas estão “em estado presumivelmente perfeito” tal como as caixas. Se das caixas, cada um pode fazer a sua avaliação, já das miniaturas isso é impossível.

Conclusão

Muitas vezes, o colecionismo não conhece limites, alimentado pela paixão dos colecionadores. Ou estaremos aqui a falar de um investimento? Resposta só daqui a mais algumas décadas…

Francisco Mota

(foto Vectis)

Ler também, seguindo o LINK