Há alguns anos, era normal, sobretudo no Verão, ver carros parados à beira da estrada, com fumo a sair do radiador, sinal de que o motor tinha sobreaquecido. Hoje isso já não acontece?…

Acontecia muitas vezes, ver carros parados à beira da estrada com o condutor a abrir o capot e a atestar o radiador de água, ou a olhar impotente para uma coluna de fumo que saía do motor. Hoje isso deixou de acontecer nos carros novos, mas porquê?

O projeto do motores é hoje um assunto que os engenheiros dominam muito melhor que no passado

A verdade é que, a bem da fiabilidade, todos os construtores passaram a ter os seus motores mais arrefecidos do que é realmente necessário, querendo com isto dizer que alguns motores funcionam um pouco abaixo da sua temperatura ótima de funcionamento, para garantir que nunca sobreaquecem. Com isso perde-se um pouco de rendimento, especialmente nos arranques a frio e nos climas com temperaturas ambiente mais baixas. Mas ganha-se imenso em fiabilidade, algo que é muito mais importante, para o utilizador. É por isso que se tornou possível o aparecimento de cortinas que abrem e fecham atrás das grelhas dianteiras, de modo a melhorar a aerodinâmica, sem o risco de fazerem aumentar a temperatura acima de valores perigosos. A verdade é que o projeto do motores é hoje um assunto que os engenheiros dominam muito melhor que no passado, sobretudo com a ajuda de simulações em computador, que permitem ter grande parte dos dados disponíveis, antes mesmo de construir o motor.

Conclusão

Claro que continuamos a ver, sobretudo em dias de muito calor e nas filas de trânsito, alguns carros a encostar à berma depois de começarem a lançar sinais de fumo para o ar. Mas aí o problema é outro. Trata-se de modelos mais velhos, que provavelmente já deveriam ter sido dados para abate, mas que o envelhecimento do parque automóvel nacional continua a manter a rolar. Se for esse o seu caso, veja aqui Sobreaquecimento como resolver o assunto.