Desenho da frente foi simplificado

Range Rover promete mais conforto e isolamento

Inovação no desenho da traseira

Mais luxo e mais tecnologia, por dentro

Lotação pode ser apenas de quatro

Acessórios não faltam para o novo modelo

Novo ecrã tátil com sistema Pivi Pro tem "feedback" tátil

Versão de sete lugares na carroçaria longa

Foi mantida a dupla tampa da mala

Acessórios para todas as necessidades

Para já, versões PHEV, em 2024 vem o EV

O primeiro Range Rover surgiu em 1970 e deu início a um novo tipo de veículo, que mais tarde se veio a chamar SUV. A quinta geração chega agora, com motorizações “plug-in” e um elétrico agendado para 2024.

 

Linhas simplificadas face à geração anterior, lançada em 2012, é a maneira mais simples de definir o visual do quinto Range Rover. Uma evolução, não uma revolução, em termos de estilo. Mas um bom Cx de 0,30.

Está disponível em duas carroçarias, uma mais curta e outra mais longa. Ambas podem ter quatro ou cinco lugares e a mais comprida pode chegar aos sete, em três filas. Tudo fruto da plataforma MLA-Flex.

Para Portugal a gama de motores começa com o Diesel D350 MHEV, um “mild hybrid” e com dois PHEV, o P440e e o P510e. Todos têm seis cilindros, os “plug-in” usam um motor a gasolina. Nas designações, está o valor da potência.

Autonomia elétrica “até” 113 km

A bateria dos PHEV é de 31,8 kWh úteis, o que permite à Range Rover anunciar uma autonomia máxima em modo elétrico “até 113 km” ou um valor mais realista de 80 km. Para 2024 está prevista a chegada de uma versão 100% elétrica.

De série, todos os RR têm tração à quatro rodas e caixa automática, bem como suspensão pneumática e direção às quatro rodas. É possível adicionar barras estabilizadoras ativas de atuação elétrica e amortecedores adaptativos.

No topo da gama está o P530 com um V8 biturbo 4.4 a gasolina (de origem BMW) que faz os 0-100 km/h em 4,6 segundos.

Muita “tecnologia”

O sistema Terrain Response 2 tem seis modos de condução para o condutor escolher. Ou então pode deixar tudo em modo automático e preditivo, que usa informações da navegação para antecipar a configuração ótima.

Por dentro, existe opção entre revestimentos tradicionais em pele ou novo materiais sustentáveis. O sistema de infotainment tem um ecrã de 13,1 ” colocado no centro da consola.

As possibilidades de personalização são inúmeras, tal como a lista de opcionais e de acessórios. O Range Rover já está à venda, com preços a partir dos 140 624,83 euros, para a versão “plug-in” P440e. O mais caro é o P530 4.4 V8 biturbo, que custa 204 mil euros.

Francisco Mota

Ler também seguindo o LINK:

Range Rover P400e: o rei vai… híbrido!