Bentley Bentayga Hybrid

O Bentayga Hybrid passa a ser a versão menos cara da gama

Restyling trouxe farolins elípticos

O interior foi retocado, com novos materiais

Nível de luxo subiu, neste restyling

Versão Hybrid tem 449 cv combinados

O renovado SUV Bentley Bentayga já está disponível na versão Hybrid, um “plug-in” com 40 km de autonomia em modo elétrico e capaz de emitir menos CO2 que um VW Polo. Saiba como isto é possível.

 

Depois de receber um restyling durante o ano passado, o SUV Bentayga esteve alguns meses sem uma versão híbrida “plug-in” disponível, mas isso foi agora resolvido com o lançamento do novo Hybrid.

O modelo mais vendido da Bentley já está disponível em Portugal, por um preço base de 216 179 euros, o que o coloca 36 254 euros abaixo do segundo modelo mais caro da gama, o Bentayga V8 biturbo de 550 cv.

O novo híbrido usa um motor V6 turbo “twinscroll” a gasolina, associado a um motor elétrico de 126 cv e 350 Nm, com uma caixa automática, anunciando uma potência máxima combinada de 449 cv e 700 Nm de binário máximo.

Estes números permitem ao Bentayga Hybrid acelerar até aos 100 km/h em 5,5 segundos e atingir os 254 km/h, apesar de ter um peso total de 2626 kg.

Dentro do mundo dos super-SUV de luxo, esta é uma proposta muito competitiva, que irá dominar as vendas do modelo. Na China, 45% das encomendas do renovado Bentayga já são desta versão Hybrid.

Menos poluente que um VW Polo

Segundo as normas WLTP, as emissões de CO2 do Bentayga Hybrid são de 82 g/100 km, em circuito misto, com o protocolo de medição a começar com a bateria carregada, o que lhe permite gastar 3,4 l/100 km de gasolina.

Um VW Polo 1.0 de 80 cv emite 143 g/km de CO2, segundo a mesma norma, ou seja, mais 43% de emissões. Claro que, para isto acontecer, a bateria híbrida do Bentayga tem que ter sempre carga suficiente para o sistema funcionar em modo híbrido.

Autonomia elétrica chega aos 40 km

A capacidade da bateria é de 17,3 kWh o que lhe permite uma autonomia em modo 100% elétrico que pode chegar aos 40 km, em cidade, anunciando 27 km de autonomia em percurso misto. Carrega em 2h30 numa wallbox.

A Bentley afirma que a bateria dura, pelo menos oito anos ou 160 000 km. O modo EV Drive está disponível até aos 130 km/h. Depois entra o motor a gasolina em funcionamento.

O acelerador tem o Bentley Hybrid Efficiency Accelerator Pedal, um pedal de acelerador que oferece uma resistência ao pé do condutor, quando passa de modo elétrico a híbrido, de acordo com a previsão do tipo de percurso.

O que o restyling mudou

O restyling com que o Bentayga agora surge fez poucas modificações, a frente tem traços menos arredondados e a traseira recebe os farolins elípticos típicos da marca.

Por dentro, há novos revestimentos e aplicações em materiais nobres, maior conectividade (passa a ter cartão SIM incorporado) e um tablet melhor, para os passageiros do banco de trás puderem comandar algumas funções do interior. Há também uma nova App.

O tablier foi redesenhado, com saídas de ar da climatização de novo formato, um novo ecrã tátil central de 10,9” e novos detalhes de decoração. As opções de personalização são muitas, como sempre na Bentley.

Conclusão

O Bentayga partilha a plataforma com o Audi Q8, Porsche Cayenne e Lamborghini Urus, mas com as suas próprias especificações, sendo o SUV de luxo mais vendido no mundo. A versão Hybrid deu início à eletrificação de toda a gama Bentley, que terá mais versões PHEV em breve, até que em 2025 seja lançado o primeiro Bentley 100% elétrico.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Bentley: como se faziam carros de luxo há 75 anos