Volvo EX90 chega ao mercado em 2024

LIDAR no topo do para-brisas é um novo sensor

Algum do estilo faz lembrar o XC90

Com 5037 mm de comprimento o EX90 é maior que o XC90

EX90 estreia plataforma SPA2, só para elétricos

Luzes de LED fazem animações de boas vindas

Luzes de trás continuam na vertical

Jantes de 22" têm aplicações aerodinâmicas

Lotação de sete lugares de série

Espaço e luxo no mais caro dos Volvo

Interior minimalista com influência do design sueco

Ecrã tátil central tem 14,5 polegadas

Há um pequeno painel de instrumentos atrás do volante

Nordico é o tecido sustentável que forra o interior

O EX90 é o novo topo de gama da Volvo, um SUV 100% elétrico que estreia uma nova plataforma, novo software e anuncia autonomia de 600 km. Vamos aos detalhes…

 

Depois de ter libertado sucessivos detalhes do EX90, chegou a altura para a Volvo mostrar o seu novo SUV de grandes dimensões, com 5037 mm é mais comprido que o XC90, mas ligeiramente mais baixo e largo.

O modelo, que estreia a nova plataforma SPA2, exclusiva para veículos elétricos, tem sete lugares e posiciona-se como opção elétrica ao XC90, que vai continuar a ser produzido em versões PHEV.

Luzes de LED fazem animações de boas vindas

O EX90 será produzido inicialmente nos EUA, a partir do início de 2023 e depois também na China, inserindo-se no plano da marca de oferecer apenas modelos 100% elétricos a partir de 2030 e de atingir a neutralidade carbónica na totalidade da empresa em 2040.

O primeiro de muitos

O novo SUV dá início a um plano de lançamentos que prevê a chegada ao mercado de um novo Volvo elétrico a cada ano.

A Volvo afirma que o EX90 será construído já com neutralidade carbónica, por exemplo a energia usada para fabricar a bateria terá origem em fontes renováveis.

Luzes de trás continuam na vertical

O estilo do novo modelo reflete uma mistura entre a herança do XC90 e os códigos dos novos veículos elétricos da Volvo.

A silhueta SUV dá destaque a um capót longo, cabine recuada e jantes de 22”. A frente não tem grelha, dando mais destaque ao símbolo da marca sueca. Aliás, o design escandinavo é uma influência assumida.

Jantes de 22″ têm aplicações aerodinâmicas

Os faróis de LED fazem animações de boas vindas, os puxadores das portas estão encastrados e a frente tem um desenho que prescindo das “air curtains” atingindo-se um Cx de 0,29.

Muito sueco, por dentro

O habitáculo recebe a influência do design sueco, com uma abordagem simples e de linhas suaves. O uso de materiais sustentáveis foi prioridade, sendo o “Nordico” um exemplo.

Nordico é o tecido sustentável que forra o interior

Trata-se de um têxtil fabricado com base em fibras florestais naturais e plástico de garrafas recicladas. Para os bancos há a opção de um tecido com mistura de lã certificada.

Também é usada madeira porosa, iluminada por trás, criando um efeito único durante a noite.

Lotação de sete lugares de série

sete opções de configuração do habitáculo que o comprador pode escolher e que propõem ambientes distintos, mas todos de inspiração sueca. Com os sete lugares em utilização, a mala tem 310 litros de capacidade.

O mais seguro de sempre

Sendo a principal bandeira da Volvo, a segurança é também uma das prioridades do EX90, mas agora beneficiando dos mais recentes desenvolvimentos em termos de software. A Volvo diz que é o seu modelo mais seguro de sempre e que tem um escudo invisível.

Diz também que os sistemas de segurança são inteligentes e que vão ficando mais inteligentes com o passar do tempo, graças às previstas atualizações “over the air” que os modelos em circulação vão receber.

LIDAR no topo do para-brisas é um novo sensor

Um exército de de 8 câmaras, 16 sensores ultrassónicos, radares e um Lidar, coordenados pela tecnologia Nvidia Drive têm por missão controlar o que se passa à volta do EX90, numa visão de 360 graus e também no interior.

A novidade do Lidar

O Lidar é uma estreia absoluta, está colocado no topo do para-brisas e deteta tudo o que se passa em frente do EX90, veículos ou pequenos objetos.

Consegue detetar um peão a 250 metros de distância, de dia ou de noite ou um pneu caído no asfalto, a 120 metros de distância, mesmo a velocidades de autoestrada.

Algum do estilo faz lembrar o XC90

A Volvo diz que o Lidar consegue reduzir os acidentes graves em 20% e proporcionar um aumento da segurança até 9%. Por isso a marca afirma que o EX90 é o seu modelo mais seguro de sempre.

O sistema Pilot Assist foi melhorado, tendo agora uma função de apoio à mudança de faixa de rodagem.

Controlar o condutor

Para o habitáculo, foram desenvolvidos novos sensores e algoritmos que analisam os olhos do condutor a todo o momento, para detetar cansaço, distração, falta de concentração e até estados de embriaguez para depois tomar as medidas preventivas para evitar o acidente.

Interior minimalista com influência do design sueco

Começa com um aviso sonoro, que vai subindo de intensidade, até à possibilidade de o EX90 parar em segurança de forma autónoma, se o condutor não reagir, ligando os quatro piscas.

Do ponto de vista do hardware, o EX90 é o primeiro Volvo já preparado para a condução totalmente autónoma, quando esta chegar.

Volvo EX90 chega ao mercado em 2024

Também existem sensores para detetar a presença de seres humanos ou animais dentro do habitáculo, quando o condutor abandona o veículo, de forma a que, “ninguém fique para trás”, como afirma a Volvo.

A força do software

Em conjunto com a Nvidia e Qualcomm, a Volvo desenvolveu novo software que trabalha a partir de um sistema central onde se encontram as plataformas Xavier, Orin e Snapdragon. É este o cérebro do veículo que controla quase tudo.

A tecnologia “Unreal Engine”, uma ferramenta 3D desenvolvida pela Epic Games e usada em jogos de computador, possibilita um processamento central rápido com gráficos de alta resolução nos ecrãs e no Head Up Display.

Com 5037 mm de comprimento o EX90 é maior que o XC90

O ecrã central tem 14,5”, está disposto na vertical e inclui praticamente todos os comandos. Tem interação Google, incluindo as suas conhecidas aplicações Assistant e Maps, além de ser compatível com o Apple Carplay wireless e Android Auto.

Quando estiver disponível a rede 5G, tudo isto vai ganhar em termos de rapidez e facilidade. O EX90 estreia também um sistema de som da Bowers & Wilkins com colunas nos encostos de cabeça.

A chave virtual, com possibilidade de abertura de portas e arranque através do smartphone está disponível.

Nova plataforma SPA2

A nova plataforma SPA2 foi desenvolvida pela Volvo tem suspensão pneumática de série e inclui motores elétricos, inversores e gestão da bateria também concebidos pela marca do grupo Geely.

Na versão de lançamento, o EX90 estará equipado com uma bateria de 111 kWh (107 kWh úteis) de baixa altura e colocada sob o piso do habitáculo. Segundo as normas WLTP, a autonomia máxima é de 600 km.

EX90 estreia plataforma SPA2, só para elétricos

O carregamento rápido em DC pode ser feito até 250 kW e, nessa situação, uma carga dos 10 aos 80% demora 30 minutos.

O sistema elétrico está preparado para cargas bidirecionais, ou seja, da rede para a bateria ou da bateria para a rede ou para alimentar outros dispositivos externos ao automóvel, ou mesmo outro modelo elétrico.

Potência: 517 cv

O EX90 de lançamento terá tração às quatro rodas com dois motores elétricos, um por eixo. A potência total combinada é de 380 kW, ou seja, 517 cv e o binário atinge os 910 Nm. A velocidade máxima está limitada aos 180 km/h, como em todos os Volvo. O peso é de 2818 kg.

Espaço e luxo no mais caro dos Volvo

Para conseguir um impacto neutro em termos de CO2, a construção do EX90 conta com 15% de aço reciclado, 25% de alumínio reciclado e 48 kg de plástico reciclado, além de materiais de base biológica, como fibras naturais que correspondem a 15% do total do plástico usado, o valor mais alto de sempre num Volvo.

Por subscrição também

O EX90 vai ser vendido nos concessionários habituais da marca, mas também online e até estará disponível para subscrição, além de compra ou leasing.

Para gerir a ligação entre o utilizador e a Volvo, vai existir uma nova App para smartphone, que permite localizar postos de recarga, gerir o carregamento noturno em casa e aceder a outros serviços.

Há um pequeno painel de instrumentos atrás do volante

Ainda não foram anunciados os preços para Portugal, mas está confirmada uma edição especial de lançamento com nível de equipamento enriquecido. Uma coisa é certa, o EX90 será o modelo mais caro da marca.

Conclusão

O EX90 elétrico é um modelo marcante na transição da Volvo para a eletrificação, por se tratar do primeiro modelo elétrico feito sobre uma plataforma nascida para modelos deste tipo, ou como a marca diz: “born electric”. Os objetivos da Volvo para os próximos anos são muito claros: atingir os 1,2 milhões de automóveis fabricados por ano em 2025, dos quais 50% vão ser elétricos, reduzindo em 40% as emissões de CO2 da sua gama.

Francisco Mota

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