Toyota Yaris Cross GR Sport

GR Sport passa a ser o topo da gama Yaris Cross

Combinação de cores exclusiva para esta versão

GR Sport usa versão 1.5 Hybrid de 116 cv

Suspensão foi afinada para ter dinâmica mais desportiva

Jantes maquinadas de novo desenho

Grelhas da frente com desenho diferente

Ambiente interior ficou mais desportivo

Logótipo GR Sport e pespontos vermelhos no volante

Bancos desportivos em Alcantara

Acabamentos GR Sport também no banco de trás

Mala tem 397 litros de capacidade

O Toyota Yaris Cross foi recebido no mercado com maior entusiasmo do que talvez a Toyota estivesse a esperar. Neste momento, a procura excede a capacidade de produção europeia, mas isso não quer dizer que a marca deixe de aumentar o apelo do modelo, acrescentando a versão GR Sport.

 

Há os GR e há os GR Sport. Os primeiros são verdadeiros desportivos, como o GR Yaris, GR 86 ou GR Supra. Os GR Sport oferecem apenas um visual ligeiramente desportivo.

O segundo conceito já foi aplicado ao Yaris e ao Corolla e aparece agora no Yaris Cross, o B-SUV da Toyota na Europa, que está a atingir valores de vendas talvez acima daquilo que a própria marca estava à espera.

Suspensão foi afinada para ter dinâmica mais desportiva

A fábrica de Valenciennes, em França, onde o Yaris Cross é produzido, não tem mãos a medir para dar resposta à procura deste modelo, mantendo em simultâneo a fabricação de outros modelos, como o Yaris e o Aygo X.

Ligação à competição

O objetivo da linha GR Sport é estabelecer a ligação ao mundo da competição, onde a Toyota está bem presente, seja nos ralis do WRC, nas corridas de resistência do WEC ou nos rali-raid do W2RC. Em todas as disciplinas com vários campeonatos ganhos.

GR Sport usa versão 1.5 Hybrid de 116 cv

Contudo, essa ligação é feita apenas o nível estético e de imagem, sem alterações mecânicas face à versão que serve de base aos GR Sport. Ou quase…

O que muda por fora…

No caso do Yaris Cross, as diferenças começam nos símbolos GR Sport colocados na grelha dianteira e tampa da mala, uma maneira também de divulgar esta sub-marca.

A grelha dianteira inferior tem um desenho diferente, que é usado também na grelha falsa do para-choques de trás. O arranjo cromático da barra que inclui as luzes de trás também mudou.

Grelhas da frente com desenho diferente

Outras mudanças relevantes são a adoção de jantes de liga leve de 18″ maquinadas de novo desenho. A carroçaria recebe uma combinação de cores exclusiva “cinza dinâmico” com tejadlho em preto “night sky”.

… e por dentro

Por dentro também há diferenças, para dar um ambiente mais desportivo ao Yaris Cross. Começando nos pedais de acabamento metálico, bancos desportivos em Alcantara com o logótipo GR Sport nos encostos de cabeça dianteiros.

Logótipo GR Sport e pespontos vermelhos no volante

pespontos vermelhos nos bancos, alavanca da caixa, forros das portas e também no volante, além de outros locais.

Bancos desportivos em Alcantara

O volante desportivo de três braços recebe também o logótipo GR Sport, bem como o botão da ignição. O sistema de som JBL faz parte do equipamento de série, bem como o forro interior do tejadilho a preto.

Motor 1.5 Hybrid

Quanto ao resto, o Yaris Cross não recebe modificações, mantendo a motorização 1.5 HEV, o conhecido sistema “full hybrid” que a Toyota usa em modelos do segmento “B”.

Trata-se de um conjunto que usa um motor de três cilindros e 1495 cc, atmosférico a gasolina de 92 cv acoplado a uma máquina elétrica de 80 cv. A bateria é de iões de Lítio e a transmissão às rodas da frente emprega o trem epicicloidal de variação contínua, exclusivo da marca.

GR Sport passa a ser o topo da gama Yaris Cross

A potência máxima combinada é de 116 cv, o que permite uma aceleração 0-100 km/h em 11,2 segundos e um consumo misto de 4,9 l/100 km.

Jantes maquinadas de novo desenho

Contudo, para este GR Sport a Toyota também anuncia modificações na suspensão, para tornar a dinâmica mais precisa e desportiva, presumivelmente com escolha de amortecedores diferentes.

Conclusão

O preço desta versão é de 33 920 euros, posicionando-se acima da versão Luxury (31 770 euros) que era a versão mais equipada até agora. Acrescenta um visual com conotação ao mundo do desporto motorizado, que lhe assenta muito bem e que poderá atrair mais compradores.

Francisco Mota

No canal de YouTube TARGA 67, pode ver o vídeo com toda a informação e opinião acerca do Yaris Cross 1.5 Hybrid, basta seguir este Link: