Hyundai Kauai Electric

Dimensões cresceram face à primeira geração

Desenho aproxima Kauai de Tucson

Tomada de carga dianteira

Segunda geração chega no fina do ano

Primeiro contacto estático com o Kauai 2023

Boa posição de condução

Comando da transmissão na coluna de direção

Ecrã tátil conhecido de outros modelos do grupo

Botaõ dos modos de condução está na consola

Esta é a a versão HEV "full hybrid"

Versão N-Line disponível nas várias motorizações

Perceção de qualidade subiu no interior

Bom espaço na segunda fila

Painel único junta instrumentos e ecrã tátil

Mala tem 466 litros de capacidade na versão elétrica

A nova geração do Hyundai Kauai continua a ser um SUV posicionado no topo do segmento B-SUV. Mas é clara uma subida de escalão em aspetos como o estilo, o habitáculo e o desempenho da versão elétrica. Saiba todos os detalhes.

 

Para mostrar a segunda geração do Kauai, a Hyundai escolheu um antigo silo de estacionamento de automóveis no centro de Berlim, que entretanto foi reconvertido em espaço multi-usos, com vocação para assuntos ligados à arte. O cenário industrial e utilitário não podia ser melhor.

Hyundai Kauai Electric

A nova geração do Kauai estará no mercado português durante o segundo semestre de 2023, provavelmente mais perto do final. Para começar estará disponível nas versões a gasolina 1.0 T-GDI de 120 cv e o HEV “full hybrid”, não haverá opção PHEV, devido à baixa procura desta solução no segmento.

100% elétrico é a estrela

Mas vai haver uma nova versão 100% elétrica que, segundo a Hyundai, até foi a prioritária no desenvolvimento desta geração. A Portugal deverá chegar em 2024 e foi agora apresentada com duas capacidades de bateria: a Standard com 48,4 kWh e a Long Range com 65,4 kWh.

A bateria mais pequena anuncia uma autonomia mista WLPT de 342 km, enquanto a bateria maior anuncia 490 km, para a mesma norma. Ambas as versões têm tração à frente, mas potências diferentes.

O Standard tem 114,6 kW (156 cv) enquanto que o Long Range tem 160 kW (218 cv). O binário de 255 Nm é igual em ambos. Quanto a carregamentos, a marca anuncia um tempo de 41 minutos para levar a bateria maior dos 10% aos 80% num carregador rápido.

Funções melhoradas

Há também uma nova função i-pedal para regeneração de energia nas desacelerações e uma função automática com o mesmo fim, que usa informação sobre o trânsito e perfil da via.

O Kauai já vendeu 510 000 unidades na Europa, 40% das quais foram da versão 100% elétrica e a segunda geração está incluida num conjunto de 11 novos EV que a Hyundai vai lançar no nosso continente até 2030.

Mais próximo do Tucson

A plataforma é nova, partilhada com o Kia Niro, de que o Kauai é um gémeo. Por isso a distância entre-eixos subiu em 60 mm, aumentando o espaço disponível em comprimento nos lugares da segunda fila.

Painel único junta instrumentos e ecrã tátil

O desenho deste novo Kauai reflete uma clara aproximação ao Tucson, sobretudo no desenho do perfil, onde se encontra o mesmo tipo de molduras das rodas e vincos em forma de “Z”. Mas Sangyup Lee, o chefe de estilo, afirmou que a marca não quer que os seus modelos se pareçam todos uns com os outros.

Frente única

Talvez por isso, a frente caracteriza-se por um friso de luz branca em LED que vai de um lado ou outro, deixando a frente bastante “limpa” de adornos. Sob o capót dianteiro há um “frunk” com volume para guardar os cabos da bateria, que têm a tomada também na frente.

Tomada de carga dianteira

Outros detalhes de estilo interessantes são o desenho dos para-choques da frente com “air curtains” que ajudam o coeficiente aerodinâmico a descer de 0,29 para 0,27. Em Portugal, todos os Kauai vão ter pintura em duas cores.

Também as jantes têm novos desenho e podem estar equipadas com pneus de medida 215/55 R18 ou de 235/45 R19 na versão N-Line, que surge com detalhes de decoração a refletir uma imagem um pouco mais desportiva, tanto por fora, como por dentro.

Melhor qualidade

No habitáculo, o painel de instrumentos e o ecrã central estão unidos numa só peça curva. Os comandos da climatização estão separados, o que é sempre boa ideia, e existem ainda bastantes botões físicos na consola.

O comando da transmissão está colocado na coluna de direção, à direita, em baixo, ao estilo dos antigos “satélites” o que não me pareceu a melhor solução. Mas liberta espaço na consola.

Bom espaço na segunda fila

Há um “head-up display”de 12” projetado no para-brisas e, para a versão elétrica, a escolha entre vários sons para marcha lenta, emitidos para fora, para visar peões e para dentro, para ajudar a guiar “de ouvido”.

Mais espaço

A perceção de qualidade melhorou face à geração anterior, apesar de a versão que pude observar ter materiais duros em todo o interior. O botão para escolha dos modos de condução está a meio.

O espaço atrás é generoso em altura e comprimento, com os bancos dianteiros 30% mais finos a contribuir. Na versão HEV, o piso é mais baixo o que permite às pernas irem melhor apoiadas no assento. Na versão elétrica, o piso sobe e obriga os joelhos a irem mais altos que as coxas. A mala anuncia 466 litros.

Na versão elétrica, a bateria de iões de Lítio pode ser usada para carregar outros dispositivos, incluindo trotinetes ou bicicletas elétricas, o chamado sistema V2L. Bem como atualizações de software “over the air”, uma chave digital e um reforço dos sistemas eletrónicos de ajuda à condução.

Conclusão

Ainda sem preços definidos para Portugal, é esperada uma subida, que pode chegar a um máximo de cinco mil euros, dependendo das versões. Esse reposicionamento, que coloca o Kauai mais próximo do segmento C que do B, vai dar mais espaço ao crossover mais pequeno Bayon, que deverá receber um “facelift” ainda este ano

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Teste – Hyundai Kauai Electric: o elétrico do povo?