A evolução do símbolo

AR 51 - 1900 Matta, 1952

Giulia Super "Combinata", 1972

Alfetta 2.0 "Proteta", 1979

90, 1987

75, 1977

6C 3000 CM Spider, 1953 e Giulia TZ1, 1963

Brabham BT 45 B, 1976 e 179 F1, 1981

155 2.5 V6 Ti DTM, 1993

1750 GTAm, 1970 e GTA 1300 Junior, 1970

Giulia Super , 1968

33 SC 12 Turbo, 1977 e 33 TT 3, 1971

33/2 Spider e 33/2, 1967

33 Stradale, 1968

159 F1, 1951

512 prototipo, 1940

6C 1500 Gran Sport, 1933

Giulia Sprint GTA, 1965

Tipo B (P3), 1932

RL Targa Florio, 1923

RL Targa Florio, 1924

P2, 1924

Giulia 1300 GT Junior Z, 1972

Giulia TZ 1, 1964

Giulia Ti Super, 1963

Giulietta Sprint Speciale, 1957 e Giulietta SZ Coda Tronca, 1957

Bimotore, 1935

Giulietta Sprint, 1954 e Giulietta Ti, 1957

1600 Spider Duetto, 1966

8C 2900 B Lungo, 1938

Giulietta Spider, 1955

6C 2500 Super Sport Villa d’Este, 1954

6C 2500 Sport, 1939

6C 2300 B MM, 1938

Nuvola, 1996

Alfasud, 1971

8C Competizione, 2007

A.L.F.A. 40/60 HP Aerodinamica, 1911

1900 C52 Disco Volante, 1952

2000 Sportiva, 1954

Sprint Speciale, 1965

Carabo Concept-car, , 1968

Iguana Concept-Car, 1969

Tipo 33/2 Coupé Speciale Concept-Car,, 1969

8C 2300 MM, 1932

6C 2300 B, 1935

Um dos símbolos da A.L.F.A.

1900, 1950

Giulietta, 1955

2000 Sprint, 1962

Giulia, 1962

1900 Super Sprint, 1954

Montreal 1970, Alfasud, 1971 e Alfetta 1972

6C 1750, 1930

6C 2500 Freccia D'Oro, 1947,

A.L.F.A. RL SS, 1925

A.L.F.A. 15 HP 1911

A.L.F.A. HP 24 de 1910

As berlinas 75, 164 e 156

Os motores Alfa Romeo também em barcos de velocidade

Alfa Romeo fez motores para aviões

Inaugurado em 1976 e remodelado em 2015, o museu da Alfa Romeo na antiga fábrica de Arese é “o céu” para os amantes da marca. Em seis pisos, podem ver-se os mais famosos carros de produção da história da marca, modelos de competição e muito mais.

 

Para quem gosta de apreciar a história do automóvel, a visita a museus desta indústria é sempre uma boa maneira de recordar e de aprender sobre o passado. Mais ainda quando a exposição tem uma lógica fácil de perceber e de apreciar.

É o caso do museu da Alfa Romeo, inaugurado em 1976 no recinto da antiga fábrica da marca em Arese, uma fábrica que parou a produção de carros em 2002 e de motores em 2006.

O museu fechou para obras em 2009 e abriu remodelado em 2015, coincidindo com a apresentação do Giulia e explorando muito mais a vertente museológica.

Um espólio de 250 veículos

A exposição divide-se por seis pisos de um edifício que manteve a arquitetuta industrial e utilitária, típica dos anos setenta. O espólio do museu compreende 250 veículos, dos quais apenas 70 estão em exposição de cada vez.

A exposição abrange alguns dos mais emblemáticos modelos de grande produção, que fizeram a história popular da Alfa Romeo, os mais gloriosos modelos de competição e ainda uma coleção de “concept-cars”.

Para os apaixonados pela marca, é “o céu”, o sítio onde se podem ver algumas das peças mais raras e melhor restauradas da extraordinária história da Alfa Romeo. Mas basta gostar de carros para dar por bem gasto o tempo despendido dentro do museu.

Remodelado em 2015

Tive a oportunidade de visitar o museu várias vezes, antes e depois da remodelação, mas confesso que, de todas as vezes, encontrei sempre motivos de interesse renovados.

Este mês voltei ao museu de Arese e o que posso dizer é que não parei de tirar fotografias, desde a altura que entrei até de lá sair, uma hora depois. Com vontade de dar ma segunda volta, mas sem tempo para isso.

Deixo aqui uma galeria de 60 das muitas dezenas de imagens que captei nesta visita, um “programa” que aconselho vivamente.

Francisco Mota

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