Já não são só os carros desportivos que os têm. Os modos de condução estão em cada vez mais modelos. O Multi Sense da Renault é um bom exemplo, para descobrir como funcionam.

 

Começaram por ser um exclusivo de modelos desportivos de que o famoso “Manettino” da Ferrari é um exemplo clássico. Depois passaram para as versões desportivas, mas rapidamente chegaram a quase todo o tipo de modelos.

Os modos de condução dão ao condutor a possibilidade de ajustar alguns parâmetros do seu carro, de acordo com a utilização que lhe pretende dar a cada momento.

No início…

No início, as escolhas eram prioritariamente mecânicas e viradas para a dinâmica da condução, mas depois começaram a incluir outras áreas, como a aparência visual do painel de instrumentos ou mesmo o ambiente luminoso do habitáculo.

Por isso se tornaram úteis e apreciados pelos condutores de praticamente todo o tipo de carros, dos familiares aos luxuosos, dos SUV aos citadinos.

Um dos exemplos mais completos deste tipo de sistemas é o Multi Sense, da Renault, que pode ajudar a perceber como funcionam os modos de condução e para que servem.

Nasceu em 2015

A Renault estreou o Multi Sense no Espace lançado em 2015, operado através de um botão na consola, que traz ao monitor tátil central o menu onde é possível escolher um dos modos de condução, que são cinco, neste caso.

Trata-se de quatro modos pré-definidos pelos engenheiros da marca, de acordo com aquilo que cada modo pretende oferecer ao condutor.

Os nomes dos modos acabam por dar uma indicação daquilo que têm para oferecer: Eco, Neutral, Comfort, Sport. Existe ainda um modo suplementar Perso, que permite ao condutor fazer ele próprio as suas escolhas nos vários parâmetros disponíveis, e guardar a sua “afinação”.

Neste vídeo da Renault pode ver como funciona o Multi Sense:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=i3i_tWJ1Nl8

Dez parâmetros para afinar

Em cada um dos quatro modos pré-definidos, é dada prioridade a uma atitude de condução diferente, de acordo com o seu próprio nome. E isso é feito através da regulação em três niveis (Comfort, Neutral e Sport) de dez parâmetros diferentes.

Os parâmetros reguláveis são os seguintes: assistência da direção, direção às rodas traseiras 4Control, amortecedores ajustáveis, acelerador, caixa de dupla embraiagem, luz ambiente, aspeto do painel de instrumentos, ar condicionado, som do motor e massagem do banco.

Isto, desde que o carro tenha todos estes componentes. Claro que, no caso de não ter amortecedores ajustáveis, ou caixa de dupla embraiagem, esses parâmetros deixam de ser abrangidos.

Muito versátil

Mas esta é uma das vantagens do sistema, a sua versatilidade, sendo por isso utilizável em vários tipos de carros.

Em cada um dos quatro modos pré-definidos, os engenheiros escolheram as regulações que melhor se adaptam, de cada um dos dez parâmetros que referi.

Por exemplo, no modo Comfort, a maioria dos dez parâmetros está regulada exatamente no nível Comfort; enquanto no modo Sport, os dez parâmetros estão regulados no nível Sport.

O modo personalizável

Para grande parte dos condutores, a escolha entre um dos quatro modos pré-definidos será suficiente, mudando a atitude do carro entre uma configuração neutra, uma mais confortável e outra mais desportiva.

Mas para os condutores que apreciam o detalhe e gostam de se envolver nas escolhas, existe a hipótese de escolher o modo personalizável (Perso) onde cada um dos dez parâmetros pode então ser afinado em três níveis diferentes: Comfort, Neutral e Sport.

Por exemplo, um condutor que queira uma configuração desportiva, mas que vá usar uma estrada em mau piso, poderá regular os amortecedores para a posição Neutral ou mesmo Comfort, mantendo tudo o resto em Sport.

Pelo contrário, um condutor que dê prioridade ao conforto, mas que não queira deixar de ter a resposta máxima do grupo motriz sempre disponível, poderá regular a caixa de velocidades de dupla embraiagem e o acelerador para o modo Sport, deixando o resto em Comfort.

Neste vídeo pode ver como se configura o modo Perso:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=61&v=RTcfVNQGXK4

Afinar o carro “à medida”

Parte do gozo do sistema, para os condutores mais entusiastas, será mesmo “estudar” as várias combinações possíveis e descobrir quais se adaptam melhor às suas preferências, ao seu tipo de condução e às condições da estrada.

Qualquer dos modos pré-definidos e o personalizável podem ser associados a uma cor que o define no monitor central e que também é usada para criar o ambiente luminoso no habitáculo. No caso da Renault, as cores disponíveis são: vermelho, verde, azul, violeta e sépia. Qualquer cor pode ser associada a qualquer modo de condução.

Além disso, o painel de instrumentos digital também pode assumir diversos aspetos, do mais simples ao mais sofisticado, passando pelo mais desportivo.

Conclusão

Na verdade, uma das vantagens do Multi Sense é permitir uma grande liberdade de escolhas e de combinações, mais do que na generalidade dos concorrentes. É talvez o expoente máximo de sistemas de modos de condução, nos segmentos em que a Renault opera.

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