A Mitsubishi estará a desenvolver a ideia de fazer voltar vários dos seus modelos mais icónicos do passado, com o Evo à cabeça. Fonte oficial da marca japonesa deu ao TARGA 67 algumas dicas de como isso poderá acontecer.

 

A fama do Mitsubishi Evo atingiu o estatuto de ícone através das numerosas vitórias nos ralis das sucessivas gerações do Lancer Evolution.

Muitos anos depois da retirada da marca do WRC, a sua fama ainda sobrevive na memória de muitos e em alguns jogos de computador. Bem como em ralis de segundo plano, onde o Lancer Evo ainda continua a ser utilizado.

O desaparecimento do Lancer Evolution em 2015, com a décima geração, foi um momento de tristeza para muitos admiradores do modelo que dominou os ralis do WRC, nas mãos de Tommi Mäkkinen.

O piloto finlandês ganhou o titulo mundial quatro vezes seguidas, entre 1996 e 1999, tendo a Mitsubishi conquistado o título de marcas em 1998.

O regresso como SUV

Depois disso, a Mitsubishi ainda chegou a insinuar em 2018 que iria fazer regressar o Evo através de um SUV, mostrando mais tarde um concept-car que sugeria essa mudança. Mas as reações não foram muito encorajadoras, a marca tinha outras prioridades e a ideia foi arquivada.

Pode ler a Crónica à 6ª feira sobre este episódio seguindo o LINK no final deste texto.

A não-saída da Europa

Contudo, a Mitsubishi passa agora por uma fase muito diferente, no que respeita às suas atividades, nomeadamente no continente europeu. Associou-se à Renault para trazer de volta os nomes ASX e Colt, o primeiro com base no Captur e o segundo com base no Clio.

Para já, não passam de modelos iguais aos da Renault, apenas com o símbolo da marca diferente. Mas o futuro próximo promete maior diferenciação nesta política de partilha entre as duas marcas.

Segundo afirmou um quadro superior da marca ao TARGA 67, a Mitsubishi “está a preparar outros novos modelos para serem lançados na Europa” sempre em colaboração com o seu parceiro regional, a Renault.

Pajero e Evo de volta

Entre esses novos modelos poderá estar o regresso do Pajero, uma manobra que poderia ser feita mais ou menos da mesma maneira que foi feita a do novo ASX, mas com maior diferenciação entre o modelo de base da Renault e o novo Mitsubishi Pajero. Mas isso poderá acontecer já com base na plataforma CMF-EV para veículos 100% elétricos usada pela Renault e Nissan.

Quanto ao regresso do Evo, já não seria feito com base numa berlina de quatro portas como o Lancer, que deixou de ser produzido, mas adotando uma fisionomia completamente diferente.

Um Evo mais desportivo

De acordo com a fonte que falou ao TARGA 67, “um novo Evo teria que ser um modelo baixo e desportivo” ou seja, deixando de ser um familiar e assumindo um posicionamento muito mais exclusivo.

Sendo certo que a política da marca é a de aproveitar parcerias com as outras marcas da Aliança, de acordo com as várias regiões do globo onde estão presentes, a escolha da base para o novo Evo, parece clara.

A Mitsubishi não está interessada em investir numa nova plataforma para fazer reviver o Evo, mas se puder aproveitar uma parceria com a Alpine, isso seria perfeito.

Parceria com Alpine

Usar a plataforma que a Alpine tinha inicialmente desenvolvido em colaboração com a Caterham, tendo depois a marca Britânica abandonado o projeto, seria o conceito de partida ideal.

Sobretudo porque a Alpine está já a trabalhar na versão elétrica do A110 (de que mostrou o concept-car, o A110 E-Ternité) em conjunto com a Lotus, para lançamento em 2025.

Seria por isso a altura certa para a Mitsubishi se juntar ao projeto de forma a dar a sua contribuição para que os próximos Evo e A110 elétricos sejam o mais distintos possível.

Conclusão

Depois de ter chegado a anunciar a sua saída do mercado Europeu, onde o seu recorde de vendas nunca ultrapassou as 200 000 unidades por ano, a Mitsubishi poderá estar a fazer um regresso em força, pela mão dos seus parceiros da Aliança, o Grupo Renault.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK

Mitsubishi Evo vai regressar como um… SUV. E pode ser elétrico!