A Maserati continua a dinamizar a sua gama. Agora adiciona as versões mais desportivas, os Trofeo, que passam a estar disponíveis no Ghibli e Quattroporte com um V8 Ferrari de 580 cv.

 

O dia 9 de Setembro, é a data marcada para a apresentação do hiper-desportivo MC20 e do anúncio de todas as novidades para a refundação da Maserati, de que já escrevi aqui neste artigo:

Ghibli Hybrid: o Série 5 híbrido da Maserati chega em Setembro

Mas enquanto não chega o dia “D”, a marca do tridente não está parada e acaba de anunciar mais três versões para os seus modelos Ghibli, Quattroporte e o SUV Levante.

Trata-se das versões Trofeo, as mais potentes das três gamas, que posicionam a marca no segmento das grandes berlinas sobre-potenciadas.

Isto porque, o SUV Levante Trofeo já tinha sido apresentado há alguns meses, dando início à nova coleção de versões superdesportivas.

O motor Ferrari

O coração destas versões Trofeo é o motor 3.8 litros V8 Twin Turbo que debita 580 cv às 6250 rpm e tem um binário máximo de 730 Nm, entre as 2500 e as 5000 rpm.

Este motor é produzido pela Ferrari em Maranello, “segundo especificações da Maserati” diz a marca de Bolonha.

Na realidade, trata-se de uma evolução, a nível de potência e de emissões poluentes, do motor que equipou o Quattroporte GTS, que tinha 530 cv.

Mas é a primeira vez que o mais pequeno Ghibli recebe um motor V8, associado a uma caixa automática ZF de oito velocidades e apenas com tração traseira, usando um autoblocante mecânico.

Claro que no Levante está acoplado a uma transmissão com tração às quatro rodas, o que se reflete no peso e nas performances.

Performances de respeito

Vale a pena olhar para as performances anunciadas pela Maserati. No Levante (2170 kg), os 0-100 km/h fazem-se em 4,1 segundos, melhor que o Ghibli (1969 kg) que precisa de 4,3 segundos e do que o Quattroporte (2000 kg) que só lá chega aos 4,5 segundos.

O Launch Control servirá para qualquer condutor confirmar estes valores, usando também o novo modo de condução Corsa.

O maior peso do Levante é mais do que compensado pela melhor tração, o que é muito relevante, quando se tem tanta potência para colocar no chão.

Quanto à velocidade máxima, a Maserati não limita os Trofeo aos 250 km/h politicamente corretos (pelos menos na Alemanha) deixando o Levante chagar aos 302 km/h, enquanto o Ghibli e Quattroporte chegam aos 326 km/h.

Uma “maçada” para os donos do Mercedes-AMG E 63S que vem limitado de série aos 290 km/h.

Quanto aos consumos, a Maserati anuncia 13,2 l/100 km, para o Levante; 12,3 l/100 km, para o Ghibli e 12,2 l/100 km, para o Quattroporte.

Detalhes de estilo

Para distinguir os Trofeo das outras versões, a Maserati aplicou alguns detalhes de decoração exterior, como a grelha dianteira com frisos verticais duplos, aplicações em fibra de carbono nas entradas de ar dianteiras e molduras vermelhas nas emblemáticas saídas laterais triplas.

Por dentro também há detalhes como o ícone Trofeo bordado nos bancos e, mais importante, um novo sistema de infotainment, com ligação à internet.

Os sistemas ADAS de ajuda eletrónica à condução também foram melhorados e o controlo de estabilidade da marca, o IVC, recebeu evoluções.

Todos os Trofeo têm suspensão independente às quatro rodas, com braços sobrepostos na frente e multibraço atrás, além de princípio Skyhook no amortecimento ajustável e jantes de novo desenho: 21″, nas berlinas e 22″, no Levante.

Detalhe final, a Maserati apresentou os três Trofeo nas três cores da bandeira italiana, fazendo lembrar outras “flechas tricolores”.

Conclusão

Enquanto a Maserati não anuncia oficialmente a total remodelação da sua gama, vai fazendo os possíveis por atualizar as suas três gamas de modelos, seja através de versões híbridas, seja através de versões superdesportivas, que continuam a ter clientes, em muitos locais do globo.

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