HyperFocal: 0

O mais extremo dos modelos de série da Lotus comemora este ano o 20º aniversário. A festa é feita com uma versão especial o Exige Sport 410 20th Anniversary. E não tem apenas uns autocolantes novos.

 

A Lotus está a comemorar este ano o 20º aniverário do Exige, o mais radical modelo da sua produção “em série”.

Um bom pretexto, melhor que outros usados anteriormente, para lançar uma edição especial comemorativa, o Exige Sport 410 20th Anniversary.

O modelo, que irá diretamente para as coleções privadas dos mais aguerridos (e abonados…) adeptos da marca, destaca-se da versão de série por um conjunto de logótipos alusivos à efeméride.

O logótipo comemorativo é na verdade a silhueta a negro do primeiro Exige, lançado no ano 2000 e está colocado logo atrás das rodas dianteiras e na traseira. As placas verticais da asa traseira também recebem logótipos “20”.

Outros detalhes únicos desta versão são o tejadilho e as entradas de ar laterais pintados na cor da carroçaria, bem como a asa traseira.

A carroçaria recebe uma proteção em negro à frente das rodas traseiras, para evitar que a gravilha projetada pelas rodas da frente danifique a pintura.

O 20th Anniversary está disponível numa coleção de seis cores, todas elas evocativas de cores clássica usadas pela Lotus no passado.

Por dentro também exclusivo

No interior, o tema da nostalgia tem continuidade, com a opção de várias cores para a Alcantara que forra os bancos desportivos e outras áreas do cockpit.

Os bancos recebem um acabamento com costuras evocativas das usadas nos bancos do primeiro Exige.

Também nos bancos, o logótipo dos 20 anos surge bordado nos encostos dos bancos e impresso numa placa comemorativa colocada no tablier.

Para acrescentar valor a esta versão, alguns dos opcional na versão normal, aparecem aqui na lista do equipamento de série.

Melhor equipamento

A começar pelos amortecedores reguláveis em três vias da Nitron. O condutor pode assim regular a suspensão para uso em estrada ou para “track-days”.

O “splitter” dianteiro, painel de acesso dianteiro e tampa do compartimento do motor são todos em fibra de carbono.

Outros itens de série são o rádio DAB digital com Bluetooth, cruise control, jantes ultra-leves em liga de alumínio forjada e volante forrado a Alcantara.

Na lista de opcionais permanecem proteções de embaladeiras em carbono, bateria de iões de Lítio (mais leve) e escape em titâneo.

A Lotus afirma que este pacote de extras representa um acréscimo de valor de £5 412, estimando um preço indicativo para a Europa de 83 613 euros.

Mecânica Toyota

O Exige tem um motor V6 3.5 da Toyota, com compressor mecânico adicionado pela Lotus. Nesta versão Sport 410 debita 416 cv/7000 rpm e 420 Nm/3500 rpm.

A estrutura em alumínio é derivada do Elise, mas muito modificada. Pesa 1108 kg e atinge os 100 km/h em apenas 3,4 segundos, com uma velocidade máxima de 290 km/h.

O Exige posiciona-se entre o Elise e o Evora, na atual linha de desportivos da Lotus, mas com um caráter mais radical e mais apto para uso em pista.

Isto enquanto o grupo chinês da Geely, proprietária da marca britânica, não dá início ao lançamento da nova geração de Lotus, que está a ser projetada.

20 anos de história

Há vinte anos, quando surgiu o primeiro Exige, pouco mais era do que um Elise com um teto rígido aparafusado e suspensão mais radical.

O primeiro modelo usava ainda o motor Rover Série K de 1.8 litros e debitava 179 cv.

Quatro anos depois, a segunda geração trocava para o motor 1.8 da Toyota e subia aos 193 cv. Apenas dois anos depois surge o Exige Sport com a potência a subir aos 223 cv, com a adoção de um compressor mecânico.

Em 2011, a terceira geração recebeu uma alteração mais profunda, tanto em termos de “chassis” como de motor, passando a usar o motor 3.5 litros V6 da Toyota, que começou por ter 350 cv, graças, mais uma vez, ao uso de um compressor mecânico.

Hoje o Exige está disponível nas versões Sport 350 (350 cv), Sport 410 (416 cv) e Cup 430 (436 cv).

Boas memórias

A nível pessoal, o Exige traz-me memórias extraordinárias de uma visita à histórica fábrica da Lotus, em Hethel, precisamente para guiar um Exige na pista de ensaios da marca.

Isto, depois de umas inesquecíveis voltas ao lado de Gavan Kershaw, o piloto/engenheiro responsável pelo desenvolvimento dos Lotus, que ainda hoje trabalha na marca.

Mas essa história ficará para outra altura…

Para já, aos interessados pelo novo Exige Sport 410 20Th Anniversary, posso dizer que as primeiras entregas nos países europeus estão estimadas para o final do ano.

Francisco Mota

Clicar nas setas para percorrer a galeria de imagens

Ler também, seguindo este LINK:

Não deviam os carros ser já todos em Alumínio?