No mesmo dia e na mesma cidade em que a Mercedes-Benz convidava os jornalistas para verem, em estreia absoluta, o seu primeiro automóvel elétrico da nova geração, o EQC, a Lexus convidava para o primeiro teste de estrada do novo UX250h. Coincidências destas não são raras, tantos são os eventos que as marcas organizam para a imprensa, quase todos os dias do ano. A ironia desta é que se passou em Estocolmo, cidade conhecida pelo seu novo amor pelos veículos elétricos e eletrificados.

A febre dos 100% elétricos está a queimar a cabeça de governantes e autarcas, muitos deles desprezando as consequências, que não são todas positivas

Ambas as marcas escolheram a capital da Suécia exatamente para se associarem a essa ideia, mas enquanto a MB avança com um veículo 100% elétrico, a Lexus continua a defender que os seus clientes não gostam de carros com cabos de ligar à corrente, por isto aposta tudo nos híbridos.
A febre dos 100% elétricos está a queimar a cabeça de governantes e autarcas, muitos deles desprezando as consequências, que não são todas positivas.

Desde o primeiro Prius

Os construtores fazem o lobí que podem mas têm que ir atrás da política, não há outra escolha. A escolha da Lexus é usar motores a gasolina o mais eficientes possível (já vai nos 41%, algo impensável, há poucos anos) utilizando depois o seu patenteado sistema híbrido para regenerar energia durante a travagem e desaceleração e carregar uma bateria. A ideia vem do primeiro Prius, mas tem sido continuamente evoluída, ou não estivessemos a falar de japoneses.

O mais importante… de sempre!

Este UX250h estreia uma nova variante do sistema híbrido, com um motor 2.0, maior que o do Prius e 178 cv de potência combinada, para 4,3 l/100 km de consumo médio. Tudo isto num SUV compacto, rival do Q3, X1 e GLA. Ou seja, não podia ser melhor. Um SUV compacto híbrido, é tudo aquilo que o mercado deseja, neste momento. O carro certo na altura certa, a altura de empurrar a Lexus mais para cima nas tabelas de vendas europeias, o que já não é sem tempo.

Suave e eficaz: que surpresa…

A minha experiência de condução foi curta e limitada a estradas e ruas demasiado citadinas para tirar grandes conclusões a não ser que o sistema continua muito suave, foi melhorada aquela banda sonora da transmissão de variação contínua, de que ninguém gosta e a suspensão dá ao UX uma dinâmica próxima à de um carro mais baixo. Essa sensação é ampliada pela posição de condução baixa, possível porque o capót foi “rebaixado”. Enfim, mais uma das contradições em que os SUV são pródigos: um carro mais alto do que os outros, mas depois rebaixado.

Conclusão

Ou estou redondamente enganado (espero que não…) ou este UX250h vai ser o maior êxito de sempre da Lexus na europa. Dizer que é uma opção “diferente” aos carros alemães “do costume” é aquilo que o marketing da Lexus quer ouvir de mim. Mas desta vez até lhes dou o benefício da dúvida.

Potência: 178 cv
Preço: 40 000 euros (estimado)
Veredicto: 4 estrelas