O modelo mais vendido da Maserati recebe versão híbrida

O Hybrid vai valer metade das vendas do Levante

A suspensão pneumática é de série

O Levante é o segundo da marca a ser eletrificado

Detalhes em azul identificam o Levante Hybrid

Maxilas em azul para o Hybrid

O motor mais leve garante 50% de peso por cada eixo

O Levante Hybrid tem três modos de condução

Depois do Ghibli, a Maserati continua a eletrificação da sua gama, agora com o SUV Levante, o seu modelo mais vendido, a receber uma versão mild hybrid com 330 cv.

 

Em mais uma conferência digital, a Maserati anunciou a continuação da sua estratégia de eletrificação, que começou com a tecnologia “mild hybrid”, de forma a manter intacto o caráter dos modelos da marca do tridente.

As modificações são, contudo, profundas, desde logo quando se passa de um motor V6, a gasolina e outro Diesel, para um motor a gasolina de 2,0 litros, injeção direta e quatro cilindros.

Claro que o novo motor, montado na fábrica de Termoli, em Itália, é sobrealimentado por um turbocompressor, mas não é o único componente que comprime ar para dentro dos cilindros.

Motor com eBooster

O sistema “mild hybrid” de 48 Volt da Maserati adiciona um gerador acicionado por corrente, uma bateria de iões de Lítio, colocada sob o piso da mala, um conversor de corrente contínua e um eBooster.

Este último é na verdade um compressor accionado por um motor elétrico, que funciona em paralelo com o turbo.

Complementa o turbo nos baixos regimes, o tradicional ponto fraco dos compressores accionados pelos gases de escape, mas também dá o seu contributo nos regimes mais altos, trabalhando para a potência máxima.

Talvez mais importante, nos regimes normais de funcionamento, ajuda o motor de quatro cilindros, fazendo poupar gasolina. A Maserati anuncia uma descida de 18% nos consumos, face ao motor V6 a gasolina de 350 cv.

Melhora a potência específica

Com este sistema, o motor 2.0 consegue uma potência específica superior à dos dois motores V6 a gasolina e Diesel, atingindo os 165 cv/litro e com emissões de CO2 mais baixas, situadas entre as 231 e as 252 g/km, pelas normas WLTP e dependendo da configuração.

Aliás, o Levante Hybrid tem um consumo 3% inferior ao consumo anunciado para o Diesel.

Mas, na Maserati, a eletrificação não perde de vista as performances, por isso a aceleração 0-100 km/h é feita em 6,0 segundos e a velocidade máxima atinge os 240 km/h.

Som genuíno

Outro sinal de que a Maserati não quer perder o carácter do Levante está no som do escape, que a marca promete continuar a ter uma assinatura própria e a ser genuíno, conseguido à custa de borboletas no escape e não de sintetizadores ligados ao sistema de som.

O Levante Hybrid só está disponível com a transmissão às quatro rodas Q4, que em funcionamento normal envia 100% da potência para o eixo traseiro e só em situações de baixa aderência ou em curva pode chegar a transmitir até 50% para o eixo da frente, através de uma embraiagem central multidiscos.

O eixo traseiro tem um autoblocante e existe um sistema de vectorização de binário com base na travagem individual das quatro rodas. A caixa de velocidades é uma ZF automática de oito relações, com função de “vela”.

Motor tira 25 kg da frente

A suspensão pneumática é de série, tendo uma amplitude de regulação de altura que chega aos 85 mm, incluindo ainda amortecedores que funcionam segundo o princípio Skyhook.

Quanto à estrutura, usa uma mistura de aço de alta resistência e painéis de alumínio. Como o motor de quatro cilindros tira 25 kg da frente, os engenheiros da Maserati conseguiram chegar a uma distribuição de pesos de 50% por eixo.

Segundo eles, uma versão PHEV seria 150 kg mais pesada que este “mild hybrid”. A suspensão da frente é de braços sobrepostos e a de trás é multibraço, alguns deles feitos em alumínio.

Azul híbrido

A versão Levante Hybrid estreia o nível de acabamento GT e o restyling aplicado ao modelo este ano, que passa pelo redimensionamento dos farolins. Alguns detalhes da carroçaria são pintados em azul, para facilmente identificar a versão híbrida, tais como as maxilas dos travões ou as molduras dos símbolos.

Por dentro, existe um novo sistema multimédia com base no Android Automotive, integrando o MIA (Maserati Intelligent Assistance), bem como uma nova App para o condutor permanecer ligado ao seu Levante. Também no interior há detalhes identificativos da versão híbrida, bem como os três modos de condução Normal/Sport/Off Road.

Os sistemas eletrónicos de assistência à condução foram atualizados, como seria de esperar, bem como o sistema de som.

Conclusão

O Maserati Levante Hybrid estará disponível já no próximo mês de Junho e promete vir rapidamente ocupar o lugar de versão mais vendida da marca, esperando-se que represente metade das vendas do Levante. Segundo a Maserati, esta escolha de um “mild hybrid” teve a ver com a preferência dos clientes da marca, que não querem um modelo híbrido “plug-in”, pelo menos para já.

Francisco Mota

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