A versão mais icónica do Defender chega a Portugal em Janeiro com preços a partir dos 76 499 euros. A versão de chassis curto promete ser ainda mais competente no fora de estrada.

 

Quando se pensa num Defender, ou recuando ainda mais, num Land Rover original, a imagem que vem à mente é a do modelo de duas portas e “chassis” curto, aquele que na marca passou a ser conhecido como o “90”, numa alusão à sua distância entre-eixos, medida pelas unidades inglesas.

Com a nova geração do Defender, a marca preferiu lançar primeiro o 110, a versão de quatro portas e chassis longo e só agora prepara o 90, que deverá estar disponível em Portugal durante o mês de Janeiro, para os primeiros clientes. Infelizmente, as unidades para testes de Imprensa chegam mais tarde, só o vou poder testar em Fevereiro.

Plataforma DX7

O Defender 90 usa a mesma plataforma D7X do 110, integralmente em alumínio e derivada da usada pelo Range Rover e Range Rover Sport. E se está a pensar que um SUV como este nunca poderá ter as capacidades fora de estrada que o Defender antigo de chassis separado da carroçaria, a marca garante que a rigidez estrutural é três vezes superior à de qualquer 4×4 com chassis separado.

Tal como o 90, também o 110 vem equipado de série com suspensão pneumática, com variação de altura ao solo, mas os condutores mais puristas podem encomendar uma suspensão convencional com molas de aço.

Os ângulos de ataque e de saída são iguais no 90 e no 110, mas, por ter distância entre-eixos mais curta, o 90 tem melhor ângulo ventral. As jantes disponíveis vão de umas simples unidades em aço estampado de 18” até às de alumínio de 22”, com 12 tipos de desenhos diferentes à escolha: haja tempo para gastar no configurador…

Muita personalização

Aliás, a personalização é um dos pontos altos do Defender, onde se conta a possibilidade de montar um terceiro banco na fila da frente, ao centro, subindo assim a lotação para seis passageiros. Na linha de acessórios há 170 itens para considerar.

Mas para facilitar a configuração, a Land Rover propõe quatro pacotes de equipamento: Urban, Country, Adventurer e Explorer aos quais se podem depois adicionar outros opcionais.

Motores Diesel e gasolina

Em termos de motorização, a Land Rover disponibiliza três variantes do motor Diesel 3.0 de seis cilindros em linha, em que as designações são o valor da potência: D200, D250 e D300. As variantes a gasolina são o P400 MHEV, também um 3.0 de seis cilindros em linha e o P300, com o motor 2.0 de quatro cilindros em linha.

O Defender 90 D200 AWD Auto custa 76 499 euros, apenas 208 euros menos que o 110, sendo por isso uma escolha mais emocional que racional. Mas o apelo das suas linhas mais compactas e icónicas, para os apaixonados do clássico Land Rover, será sem dúvida superior.

Francisco Mota

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