A Kia ficou em primeiro lugar no estudo de qualidade JD Power 2020, sendo ainda a marca que teve mais modelos a vencer as diferentes categorias.

 

34 anos que a JD Power elabora estudos de satisfação de clientes no setor automóvel, atribuindo prémios todos os anos.

O estudo é feito com base em inquéritos a compradores ou locatários de leasing de carros novos, no mercado dos EUA, neste caso relativos ao ano-modelo 2020.

Foram feitos 87 282 inquéritos a proprietários de 189 modelos diferentes, de 26 segmentos de mercado.

Cada inquérito é composto de 223 perguntas e os pontos focados são os mais diversos e distribuem-se por nove áreas.

Infotainment avaliado

Este ano, a novidade foi a inclusão da utilização dos sistemas de infotainment e as ajudas eletrónicas à condução.

Este estudo chama-se Initial Quality Study, pois é relativo aos primeiros 90 dias de utilização de cada carro.

São consideradas avarias, mas também dificuldade de utilização, dificuldade de compreensão por parte do utilizador acerca das várias funções do automóvel e desempenho diferente do esperado.

A Kia ganhou a todas as marcas a operar no mercado dos EUA, incluindo as marcas premium alemãs, que são apercebidas como as de melhor qualidade, bem como a Toyota, que tem uma enorme reputação de fiabilidade.

Mais vitórias por segmento

A Kia venceu por marcas e também foi a marca que mais segmentos ganhou, com o Soul e Sorento à frente dos seus segmentos, bem como os modelos Forte, Sedona, que não se vendem na Europa.

Pelo sexto ano consecutivo, a Kia é a melhor entre os fabricantes de grande escala, tendo, este ano, partilhado o primeiro lugar com a Dodge.

A organização do prémio JD Power admitiu que os resultados deste ano foram muito influenciados pela avaliação negativa que 25% dos condutores fizeram aos sistemas de infotainment dos seus carros novos.

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo o LINK:

Crónica – Tesla em último no estudo de qualidade JD Power