A atribuição da produção do T-Roc à fábrica portuguesa da VW, a Autoeuropa, foi um triunfo para os trabalhadores e para a administração. Mas os “inimigos” estão por toda a parte. Um deles chama-se Kauai e tem por missão mostrar que consegue ser um melhor crossover que o rival alemão.

Plataforma não é nova

O Kauai é feito com base numa plataforma que já não é nova e serve para o Elantra coreano e americano, levando por cima uma carroçaria com um desenho de crossover, bastante mais arrojado do que é hábito na Hyundai. O tejadilho baixo é outra particularidade que partilha com o VW, tal como o tipo de plásticos usados no interior, todos duros. Mas o Kauai perde claramente no que concerne ao painel de instrumentos e ao monitor central, bem mais primários do que os disponíveis na VW. Na verdade, o ambiente interior está longe de ser acolhedor, à vista, pois a posição de condução, os bancos e o volante até dizem o contrário.

Três cilindros e chega

Mal se começa a andar, o Kauai começa a recuperar pontos, desde logo pelo motor de três cilindros que parece ter quatro, pela suavidade e vontade em debitar força desde regimes mais baixos. A caixa manual de seis não é rápida, nem muito precisa, mas está bem escalonada.

Não se ganha grande coisa em pôr a eletrónica a dormir, até porque ficam a descoberto as perdas de tração

O Kauai poderia ter pneus de perfil mais alto do que os 235/45 R18, o que só lhe daria mais conforto, que assim fica em “déficit” nos pisos mais estragados. A dinâmica não é de espantar, com um comportamento que vai do neutro ao subvirador, sem que a traseira mostre qualquer vontade de colaborar, mesmo quando o condutor desliga o ESP e a provoca. Por isso, não se ganha grande coisa em pôr a eletrónica a dormir, até porque ficam a descoberto as perdas de tração em aceleração forte, a curvar. A sua vocação não é fazer curvas “à rali”, é transportar a família com a maior facilidade, contando para isso com um bom pacote de ajudas à condução de que destaco a manutenção no centro da faixa de rodagem, com um funcionamento muito preciso.

Conclusão

Por tudo aquilo que oferece, o Kauai suporta facilmente a comparação com o T-Roc, a sua vantagem final é que o preço o coloca ao nível do segmento abaixo, o do futuro T-Cross, o gémeo VW do Seat Arona, estes dois feitos com base na plataforma do Polo/Ibiza. E contra isso…

Potência: 120 cv
Preço: 20 500 euros
Veredicto: 4 estrelas