A Maserati entra na eletrificação com o Ghibli Hybrid, que utiliza um sistema “mild-hybrid” e um motor 2.0 de quatro cilindros. Vai substituir a versão Diesel e traz outras novidades.

 

A marca do tridente de Bolonha é como os gatos: parece que tem sempre mais uma “vida”, após um período difícil.

Mas talvez a era que agora se aproxima, integrada na nova “joint-venture” entre a FCA e a PSA, Stellantis, possa ser a sua melhor “vida” de sempre.

O acesso que vai ter à tecnologia disponível na PSA e aos recursos que lhe podem proporcionar outros argumentos ainda mais fortes será determinante, para o seu futuro imediato.

Com uma gama envelhecida e que, em grande medida, estava já antiquada no dia em que foi lançada, a Maserati precisa desesperadamente de novos modelos, ou pelo menos de novas versões. O SUV Levante não consegue fazer tudo sozinho.

“Mild-Hybrid”, para começar

A via da eletrificação era óbvia e obrigatória, nos tempos que correm e a Maserati não perdeu mais tempo, começando pelo Ghibli, o rival do BMW Série 5.

Este recomeçar da Maserati é contudo muito cauteloso, pois o Ghibli Hybrid é, na verdade, um “mild-hybrid”. Não circula apenas em modo elétrico.

A estrutura é a clássica deste tipo de semi-híbridos, começando com um motor mais pequeno e com menos cilindros do que é hábito na marca: apenas quatro cilindros e 2.0 litros, com turbocompressor.

Trata-se de uma versão modificada do mesmo motor 2.0 turbocomprimido usado pela Alfa Romeo no Giulia e Stelvio.

E-Booster é a novidade

A parte elétrica é garantida por um alternador que trabalha a 48 Volt e por um e-Booster.

Este é a grande novidade, pois trata-se de um compressor de accionamento elétrico, que gera pressão na admissão, a baixos regimes, enquanto o turbocompressor não o consegue fazer.

Claro que o sistema regenera energia elétrica durante a travagem e desaceleração, aliás, essa é a única maneira de carregar a bateria, que está alojada sob a mala do Ghibli.

A potência máxima combinada é de 330 cv e o binário de 450 Nm. Esta versão vai substituir o motor Diesel 3.0 V6 de 275 cv e 600 Nm, pesando 80 kg menos.

Melhor que o 3.0 V6 Diesel

As performances anunciadas são de 255 km/h de velocidade máxima e aceleração 0-100 km/h em 5,7 segundos. Para comparação, o 3.0 V6 Diesel faz 250 km/h e 6,3 segundos.

Quanto aos consumos anunciados são de 8,5 l/100 km, contra os 8,3 l/100 km do 3.0 V6 Diesel. Mas enquanto o novo modelo já segue as normas WLTP, o Diesel ainda usava a NEDC.

Restyling

O início da produção do Ghibli Hybrid vai ser em Setembro, na fábrica italiana de Grugliasco e coincide com o segundo restyling aplicado à gama Ghibli, desde que foi lançada em 2013.

Novo desenho da grelha, dos para-choques, dos faróis e dos farolins traseiros, que passam a ter a forma de “boomerang”, como os do antigo 3200 GT.

Esta versão Hybrid é diferenciada por detalhes a azul, por fora e por dentro. Mais importante é a introdução de um novo sistema de infotainment com um nível de conetividade muito superior e nivelado com a concorrência.

Conclusão

O futuro da Maserati, começa aqui. Os dois próximos lançamentos vão ser o superdesportivo MC20, com motor central e a nova geração da dupla GranTurismo e GranCabrio, que vão ser os primeiros Maserati a ter versões 100% elétricas.

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