Ao fim de cinco anos na Coreia do Sul e em alguns mercados externos, a Genesis, marca premium da Hyundai, chega à Europa no Verão com rivais do Série 5 e X5.
Numa conferência digital global a que tive acesso, a Genesis anunciou a sua entrada na Europa no próximo Verão.
A Genesis está para a Hyundai como a Lexus está para a Toyota, é a marca premium do grupo sul-coreano, mas só agora chega aos mercados europeus.
Antes disso, fez carreira no mercado doméstico e em alguns países selecionados como os EUA, Canadá, Rússia, Médio Oriente e Austrália. Mas o objetivo sempre foi vir um dia para a Europa, que os responsáveis da marca reconhecem ser o berço das marcas premium.
Até agora, a Genesis tem recolhido prémios um pouco por todo o lado, com três anos consecutivos no JD Power, apesar de só ter vendido 130 000 unidades em 2020.
A marca não quer “desafiar os concorrentes europeus no seu próprio jogo” como afirma Jaehoon Chang, o líder da Genesis, preferindo oferecer uma alternativa centrada na ideia do “conforto premium”.
Três mercados para começar
O lançamento da Genesis Motor Europe, sediada em Frankfurt, será feito em apenas três mercados, numa primeira fase: Alemanha, Reino Unido e Suiça. Depois virão os outros.
A comercialização não será feita nos concessionários da Hyundai, nem em concessionários próprios. Em vez disso, vão ser abertas lojas no centro das cidades, os “Genesis Studio” onde os clientes podem aceder a uma atmosfera tipo “lounge” e discutir a aquisição do seu Genesis.
As primeiras lojas vão abrir em Londres, Munique e Zurique e cada cliente terá uma assistente pessoal, na sua maioria jovens mulheres, que a vai acompanhar no processo de compra e depois na experiência de utilização. A Genesis diz que o cliente não vai precisar de voltar.
Para fazer a manutenção, a Genesis manda um funcionário ir buscar e entregar o carro a casa do cliente. A venda em sí será feita diretamente nas lojas ou online, com preço fixo, sem descontos e sem negociação.
Quatro carros no Verão
Mas o que o cliente leva para casa é um contrato de cinco anos que inclui a garantia, manutenção, assistência em viagem, carro de cortesia e atualizações de software à distância.
Sobre a gama que estará disponível na Europa, a Genesis anunciou que será composta inicialmente por quatro modelos: G80, GV80, G70 e GV70. Os “G” são berlinas tradicionais de três volumes e quatro portas, os “GV” são as variantes SUV.
Só para dar uma ideia do posicionamento, o 70 será um rival do BMW Série 3, enquanto que o 80 estará no segmento do Série 5. Por isso, o GV70 está ao nível do X3 e o GV80 do X5.
Mais tarde, será lançado um modelo específico para a Europa, supostamente um compacto do segmento “C”. Mas isso ainda não é para já.
Três elétricos no primeiro ano
A prioridade será, como seria de esperar, a eletrificação. Por isso a marca já anunciou que, até ao final do ano, terá no mercado uma versão 100% elétrica do G80, recentemente apresentada, a que se vão seguir mais dois elétricos puros, um deles já com uma plataforma exclusivamente elétrica, supostamente a que deu origem ao Ioniq 5.
Os três elétricos estarão disponíveis no prazo de um ano, mas para já a gama começa com motorizações de quatro e seis cilindros, a gasolina e Diesel, com versões de tração atrás ou às quatro rodas e caixa automática.
A gama na Coreia do Sul usa os seguintes motores: 2.0 Turbo (252 cv) e 2.5 Turbo (304 cv) ambos de quatro cilindros e o 3.5 V6 (380 cv), todos a gasolina. Nos Diesel, há duas opções o 2.2 (210 cv) e um 3.0 de seis cilindros em linha (278 cv).
Afinados para a Europa
A marca diz que as suspensões foram afinadas para o gosto europeu, tendo feito testes em 15 países e no Nürburgring, mas que o seu propósito não foi fazer a volta mais rápida. Em vez disso, procuraram o maior conforto e controlo, nas estradas típicas da Europa.
Para isso, a marca disponibiliza uma suspensão que designa “semi-ativa” em que o amortecimento é controlado de acordo com informação da estrada recolhida por uma câmara frontal.
Quanto ao desenho, a responsabilidade é do chefe criativo do grupo, Luc Donckerwolke, sendo caracterizado por linhas conservadoras, com uma grande grelha dianteira e interiores quase minimalistas, pois a marca não quer que o cliente se sinta desconfortável com excesso de tecnologia e de gadgets.
O posicionamento de preço na Europa ainda não foi anunciado, teremos que esperar até ao Verão, quando as primeiras unidades do G80 e GV80 vão ser entregues. Mas não se espera que fiquem muito distantes dos praticados nos segmentos respetivos.
Conclusão
Com a chegada da Genesis à Europa, a Hyundai dá mais um passo importante no crescimento do seu grupo, sobretudo na região da Europa, que é vista como uma das mais difíceis, pela variedade de países, pela exigência dos consumidores e pelas normas de emissões e de segurança.
Francisco Mota
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