Pelo segundo ano consecutivo, o Ford Kuga foi o híbrido Plug-In mais vendido na Europa, com uma enorme vantagem sobre o segundo. Mas o mercado dos PHEV estagnou e não se espera uma inversão da tendência para breve.

 

Os híbridos Plug-In têm sido muito ajudados pelos incentivos dos estados por toda a Europa. Há quem diga que as suas vendas são apenas o reflexo do valor de incentivos fiscais e outros que cada país oferece a quem comprar um PHEV.

Em 2022, os PHEV representaram 9% do total das vendas de ligeiros de passageiros na Europa, a mesma percentagem que tinham registado no ano de 2021, mostrando que este mercado não está a progredir.

No total do ano de 2022, foram vendidos na Europa um total de 1,02 milhões de PHEV. Comparando com os 100% elétricos, ou BEV, as diferenças são já significativas e a tendência ainda mais.

Mais BEV que PHEV

Em 2022, os 100% elétricos atingiram os 1,58 milhões de unidades, subindo a sua quota de 10% em 2021, para os 14% em 2022, em relação ao mercado total.

Ou seja, os BEV já são mais vendidos na Europa do que os PHEV e a diferença deverá aumentar, tendo em conta que o início de 2023 está a marcar a redução ou o fim dos incentivos estatais à compra e utilização de um PHEV, em vários países europeus.

Ford Kuga lidera PHEV

Seja como for, o Ford Kuga permanece no topo das vendas de PHEV no global dos mercados Europeus, pelo segundo ano consecutivo. Em 2022, as vendas desta versão atingiram as 55 018 unidades, num aumento de 20% face ao ano anterior, segundo a Ford.

Para ler o teste TARGA 67 ao Ford Kuga Plug-In, basta seguir o LINK no final deste texto.

Quinto entre os eletrificados

Considerando as versões eletrificadas recarregáveis mais vendidas na Europa, portanto juntando BEV e PHEV, o Ford Kuga Plug-In ficou em quinto lugar numa lista em que não há mais nenhum PHEV entre os 10 primeiros.

Os quatro BEV mais vendidos na Europa em 2022 foram, por esta ordem:

1º – Tesla Model Y – 138 373

2º – Tesla Model 3 – 91 257

3º VW ID. 4 – 68 409

4º Fiat 500 Electric – 66 732

O segundo PHEV mais vendido na Europa foi o BMW Série 3 PHEV, mas a uma distância considerável do Ford Kuga, como seria de esperar tendo em conta o posicionamento de produto e de preço mais alto do BMW que vendeu 34 520 unidades.

Conclusão

Comparando os números concluímos que o BEV mais vendido na Europa em 2022, o Tesla Model Y, vendeu 2,5 vezes mais que o Ford Kuga. Isto mostra bem a tendência do mercado na Europa.

Francisco Mota

Teste novo Kuga “plug-in”: Ford quer bater os melhores híbridos