Ford Fiesta ST 2022

O Fiesta ST continua disponível com apenas três portas

Extrator traseiro maior e saída dupla de escape

Faróis de matriz de LED e oval azul na grelha

Farolins com novo desenho e LED

A sensação de qualidade subiu a bordo do Fiesta ST

Sistema de infotainment melhor e painel de instrumentos digital

Bancos Performance desenvolvidos pela Ford

Retoques chegam para manter o Fiesta ST atual

O Fiesta ST passou a ter a cor Mean Green como opção

Caixa manual de seis mantém-se

Expetativa para o primeiro teste do Fiesta ST

Referência entre os utilitários desportivos, o Fiesta ST foi melhorado, por altura do restyling da gama. As evoluções não são muitas, mas prometem elevar a experiência de condução. Mal posso esperar pelo primeiro teste…

 

O verde está de volta aos modelos desportivos. Foi a cor de lançamento do Puma ST, novo Peugeot 308 e também do BMW M3 Competition. Há poucos anos, um carro verde era pouco mais do que invendável, pior ainda se fosse um desportivo, mas as modas são assim.

“Mean Green” é o nome que o marketing da Ford inventou para o seu verde metalizado que entra agora nas opções do renovado Fiesta ST, depois de ter feito furor no Puma ST. Mas está longe de ser a maior evolução para a versão 2022 do Fiesta ST.

Tal como todos os outros Fiesta, também o ST recebe o restyling da gama que conta com uma grelha maior em favo de mel e capót mais alto. A oval azul passou para dentro da grelha que tem agora um acabamento “Chrystaline Grey”.

Os para-choques foram redesenhados, na frente e atrás; e os faróis passam a ter matriz de LED com função anti-encandeamento, enquanto os farolins recebem também LED e uma moldura negra. Há jantes de novos desenhos, de série com 17” e de 18” em opção.

Interior mais desportivo

Por dentro, também há alterações, por exemplo na decoração do volante e tablier com padrões de fibra de carbono, para dar ao habitáculo um ambiente mais desportivo, que se completa com novos revestimentos e logótipos.

Mais importante, os bancos Performance são novos, têm 14 ajustes, encosto de cabeça integrado e foram desenvolvidos pela própria Ford.

Mais binário

Na parte mecânica, a Ford apenas anuncia que aumentou o binário máximo do motor 1.5 Ecoboost turbo de três cilindros, de 290 para 320 Nm, disponíveis entre as 1600 e as 4000 rpm. A potência mantém-se nos 200 cv às 6000 rpm. Os 0-100 km/h em 6,5 segundos e os 230 km/h não mudam.

Ainda não foi desta vez que o motor 1.5 Ecoboost de 200 cv recebeu o módulo híbrido que é aplicado ao 1.0 Ecoboost das versões inferiores do Fiesta.

De resto, a Ford declara que as molas patenteadas de “força vectorial” em forma de banana, se mantêm no ST, bem como os amortecedores dianteiros de duplo tubo, fornecidos pela Tenneco. O autoblocante Quaife continua disponível como opção.

Os modos de condução são Normal/Sport/Track, o último desativa o controlo de tração e coloca o ESC em modo mais permissivo “wide slip”. O ESC tem três modos: on/sport/off.

A caixa continua a manual de seis e dos travões, que eram o ponto fraco do Fiesta ST, nada é dito quanto a possíveis modificações. Mas, conhecendo os homens da Ford Performance, não acredito que isso não tenha sido revisto, bem como uma evolução da calibração da suspensão.

Conclusão

Por 30 939 euros, o novo Fiesta ST deverá continuar a ser a referência do segmento dos utilitários desportivos. Mas terei que o comparar com o Hyundai i20 N para tirar todas as dúvidas.

Francisco Mota

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