Começa a chover e já se sabe, o trânsito complica-se ainda mais e começam os acidentes, os pequenos e grandes toques, que causam prejuízos e atrasam a nossa vida. Parecem inevitáveis, como uma espécie de roleta russa que acaba por nos tocar a todos. Mas há maneiras de os evitar. Saiba quais são as minhas 10 dicas para evitar acidentes à chuva e chegar a casa com a chapa do carro direita.

Quando começa a chover, a estrada fica mais escorregadia, a visibilidade piora, as diferenças de velocidade entre os condutores aumentam e o trânsito fica mais imprevisível. Por vezes os vidros ficam embaciados, alguns carros mais velhos avariam e param na via. Começam os toques e os acidentes.
Após muitos anos a conduzir em todo o tipo de situações e também à chuva, acabei por desenvolver as minhas técnicas de condução para dias de chuva, tentando fugir de acidentes, dos que eu poderia provocar e daqueles em que seria apenas mais uma vítima dos erros dos outros.

Dicas para todos

Reuni tudo em 10 dicas, que mostram maneiras de não amarrotar a chapa do carro num acidente evitável, ou mesmo de passar ao lado de consequências mais graves.
São 10 dicas que me têm servido bem ao longo dos anos e me têm deixado longe de acidentes quando começa a chover. Poderão servir também a qualquer condutor que as queira aplicar, exigindo apenas um pouco de disciplina e mais atenção à condução.

As minhas 10 dicas

1 – Reduzir a velocidade. Não há volta a dar, quando chove, o piso fica mais escorregadio e a aderência desce. As distâncias de travagem aumentam e a aderência em curva também. Nos arranques é preciso acelerar menos, para as rodas não patinarem. Muitas pessoas continuam a guiar à mesma velocidade, faça chuva ou faça sol. Mas isso é um erro. Mesmo se parece que está a andar muito devagar, é preferível isso a arriscar uma situação de perigo eminente.
2 – Olhos bem abertos. Mais ainda que em tempo seco, com chuva é preciso andar com os olhos bem abertos. Evitar distrações dentro do carro, como consultar o “smartphone” ou olhar demasiado tempo seguido para o sistema de “infotainment” do carro. À chuva, o trânsito fica mais imprevisível, por isso é preciso dar-lhe atenção constante.
3 – Antecipar as mudanças de faixa. Muito acidentes à chuva são causados por mudanças de faixa feitas à última da hora. Não faça isso, porque o tempo de reação dos outros condutores fica reduzido com o piso molhado. Sinalize a mudança de faixa com maior antecedência, escolha uma aberta no trânsito e faça a mudança de faixa com uma manobra suave e decidida, para que todos percebam o que está a fazer. Não se esqueça de olhar pelo retrovisor para ver se vem lá algum motociclo.
4 – Ar condicionado ligado. Em dias de chuva, é preferível andar sempre com o ar condicionado ligado, regulando a temperatura para um nível confortável. Assim, garante que os vidros nunca embaciam e deixa de ser preciso andar a limpar os vidros com um pano, ou ligar a climatização no máximo, quando começam a embaciar. Ganha em visibilidade e diminui as distrações enquanto conduz.
5 – Contar com os erros dos outros. Esta dica aplica-se a qualquer situação de condução, em seco ou molhado. Mas em dias de chuva é ainda mais importante. Por princípio, esteja sempre à espera do inesperado. Olhe para os condutores à sua volta e tente perceber qual deles poderá estar prestes a fazer uma manobra inesperada. Dê mais espaço para o carro da frente.

6 – Travar cedo e suave. Tão importante como deixar espaço para o carro que circula à sua frente, é deixar espaço atrás do seu carro. Para o conseguir é fundamental travar mais cedo do que com o piso seco, mais prolongadamente e mais suavemente. Desta maneira, as suas luzes traseiras de travagem acendem mais cedo e durante mais tempo, informando o condutor atrás de si que tem de travar e não o surpreendendo com uma travagem brusca, que tem tudo para acabar mal.
7 – Evitar manobras estranhas. Simplifique as manobras, faça-as da maneira mais simples e que os outros condutores percebam imediatamente o que está a fazer. Se puder, evite virar à esquerda, por exemplo numa estrada secundária de fraca visibilidade, nem que para isso tenha que fazer um trajeto um pouco mais longo. O mesmo se passa nas saídas de estacionamentos, sinalize-as bem, não tenha pressa e espere pela oportunidade mais segura.
8 – Não use faróis de nevoeiro. É uma mistura ainda mais complicada: conduzir de noite a chover. Use bem os faróis, não ligue nunca os faróis de nevoeiro se estiver apenas a chover: o seu reflexo no piso molhado apenas vai tornar a visibilidade mais difícil para os outros condutores. Isto aplica-se tanto aos faróis de nevoeiro da frente como às luzes de nevoeiro traseiras.
9 – Procure acidentes. Tente olhar mais à frente para procurar eventuais acidentes que tenham ocorrido. Se vir algum, reduza gradualmente a velocidade e sinalize antecipadamente a sua mudança de faixa, se precisar de a fazer. O princípio é sempre o mesmo: antecipe as situações e ajude os que seguem atrás de si a perceber o que está a acontecer.
10 – Movimentos suaves. Com piso molhado, é fundamental que todos os seus movimentos de condução sejam mais suaves. Trave mais cedo e mais suavemente e faça o mesmo com o acelerador. Também a direção deve ser usada de maneira mais progressiva e até as passagens de caixa devem ser mais compassadas.

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