São 24 os modelos da BMW que podem ter vibrações na embraiagem

À direita, o discos de embraiagem convencional e, à esquerda, o disco com amortecedor de vibrações

O primeiro Série 1 pode ser afetado por esta questão

Tração atrás e caixa manual são as condições para surgirem as vibrações

A vibração na embraiagem é sobretudo desagradável

O M2 também pode ser afetado por vibrações na embraiagem

Se o seu BMW de caixa manual e tração traseira faz vibrações quando a embraiagem é usada, fique a saber que existe uma solução para essa questão. Uma solução que nasceu da colaboração entre a BMW e o fornecedor Schaeffler.

 

Não é hábito do Blog Targa 67 entrar na área do serviço e da manutenção. Para isso existem jornalistas especialistas, muito melhor preparados. Mas quando tomei conhecimento de uma solução para acabar com a vibração das embraiagens de alguns BMW, achei que valia a pena partilhar.

A questão, que causa mais desconforto que propriamente danos à transmissão ou ao motor, deteta-se quando se usa a embraiagem, na altura de largar o pedal, depois de ter engrenado uma mudança. Sente-se uma pequena vibração que não devia estar lá.

Vibração desagradável

A vibração não se nota com o carro enquanto novo, mas após alguns quilómetros de utilização normal. E os condutores que a experimentaram dizem que é uma vibração semelhante à de um disco de embraiagem com excesso de uso. Mas a origem não é essa.

A vibração é o resultado da interação de vários componentes da transmissão, que acabam por produzir este efeito. E só ocorre em modelos de tração atrás, obviamente com caixa de velocidades manual.

No total, são 24 os modelos da BMW que podem ser afetados por esta questão e que correspondem a todo o tipo de versões, de berlinas a SUV, passando mesmo pelos desportivos M2, M3 e M4.

Schaeffler deu uma ajuda

Sabendo desta questão, o conhecido fornecedor de primeira linha da indústria automóvel, a Schaeffler, desenvolveu para a BMW um componente que resolve esta situação e que pode ser montado em modelos usados, em alguns casos sem necessidade de substituir o volante-motor.

A solução está num novo disco de embraiagem da marca LuK, que passa a incorporar aquilo a que a Schaeffler chama o amortecedor de vibrações. O novo componente substitui diretamente o anterior e promete arranques mais suaves e sem vibrações, podendo ser montado por oficinas independentes.

Existem referências apropriadas para cada modelo da BMW que possa evidenciar este tipo de vibração, usando a mesma tecnologia, adaptada aos diferentes níveis de binário de cada motor.

Conclusão

Confesso que não experimentei ainda esta solução, apesar de ter conhecimento da questão das vibrações das embraiagens em alguns BMW. Por isso, se já tiver experiência com esta nova embraiagem com amortecedor de vibração da marca LuK, aguardo os seus comentários…

Francisco Mota

Ler também seguindo o LINK:

Poluição: são os carros que nos matam?