O modelo mais vendido da Land Rover, o Discovery Sport, recebeu novas versões micro-híbridas. A parte interessante é que utilizam um renovado motor Diesel, mostrando que a marca continua a acreditar no gasóleo.

 

A Land Rover continua a investir no desenvolvimento da sua família de motores Diesel, os que melhor se adaptam aos SUV de médio ou grande porte que se podem encontrar no seu catálogo.

No seu modelo mais vendido, o Discovery Sport, um SUV compacto feito com base na mesma plataforma do Evoque, (nada em comum com o Discovery) foram agora lançadas motorizações renovadas, com destaque para os Diesel micro-híbridos.

A oferta Diesel do Discovery Sport foi reestruturada passando a oferecer uma versão D165, com 163 cv que reduziu as emissões de CO2 para 165 g/Km e o consumo para 6,3 l/100 km.

A versão mais potente do mesmo motor, a D200, tem 204 cv e caixa automática de nove relações, com emissões de CO2 reduzidas para 175 g/km.

Ambas as versões recebem um sistema micro-híbrido de 48 Volt com motor de arranque/gerador acionado por correia. O objetivo é auxiliar o motor 2.0 turbo Diesel de quatro cilindros e reduzir os consumos.

O binário máximo disponível de 380 Nm permite acelerações 0-100 km/h de 10,4 segundos, para o D165 e de 8,6 segundos, para o D200.

Motor Diesel foi evoluído

As alterações feitas ao motor reduziram-lhe o peso em dois quilos e permitem que atinja a temperatura ótima de funcionamento mais depressa, devido ao uso de um sistema de arrefecimento dividido em dois circuitos e de uma bomba de fluxo variável, além de um termóstato programável.

Também o circuito de lubrificação é variável em função da carga e do regime do motor, consumindo menos energia.

O trabalho de desenvolvimento deste motor Diesel, de bloco de alumínio e com veios de equilíbrio, passou ainda por alterações no processo de combustão, com injeção de gasóleo que atinge os 1800 bar de pressão máxima. A sobrealimentação também foi melhorada e os atritos internos desceram em 17%.

O Diesel está vivo e bem vivo

Tudo isto mostra que a Land Rover continua a dar muita importância aos motores Diesel e ao seu papel na descida de emissões de CO2, o que tem toda a lógica.

O que tem menos lógica é que os micro-híbridos só estejam disponíveis nas versões com tração às quatro rodas e com caixa automática de nove velocidades, com preços a partir dos 55 509 euros e a pagar classe 2 nas portagens das autoestradas nacionais.

A versão D165 de tração só às rodas da frente e caixa manual, não tem sistema micro-híbrido, custa a partir de 48 188 euros e paga classe 1 nas portagens.

Mas a Land Rover até anuncia melhores consumos para a versão sem sistema micro-híbrido: 6,3 l/100 km, contra os 6,7 l/100 km da versão 4×4 MHEV com caixa automática.

Gasolina e PHEV são opções

No outro extremo da gama, o Discovery Sport recebe uma versão Black Special Edition com o motor 2.0 turbo a gasolina de 290 cv e acabamentos em negro, exteriores e interiores. O motor debita 400 Nm através de uma caixa automática de nove relações e transmissão integral ativa. Atinge os 100 km/h em 7,4 segundos e custa a partir dos 72 538 euros.

Também continua disponível a versão P300e PHEV, o “plug-in” da gama que usa um motor 1.5 litros turbo de três cilindros com 200 cv, ligado às rodas da frente; e um motor elétrico de 109 cv, ligado às rodas traseiras o que lhe dá tração às quatro rodas “mista”.

A potência total combinada é assim de 309 cv e o binário de 540 Nm, passado às rodas através de uma caixa automática de oito relações.

O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de Lítio de 15 kWh e, no modo 100% elétrico, anuncia autonomia para 62 km.

O preço é de 57 218 euros e paga Classe 1 nas autoestradas. Uma proposta tentadora para as empresas, tendo em conta os benefícios fiscais que o Estado português oferece.

Outras atualizações

A Land Rover aproveitou e acrescentou algumas outras melhorias no Discovery Sport, que continua a poder ser comprado com 5+2 lugares em opção. Uma das novidades é a introdução de um novo sistema de infotainment, que promete acesso a qualquer função com apenas dois “cliques”.

O sistema chama-se Pivi e tem uma versão melhor, a Pivi Pro, com serviços de multimédia como o Spotify integrado, Bluetooth para dois telemóveis e carregamento por indução.

Novidade também as atualizações de software sem fios, as conhecidas atualizações “over the air”, usando o cartão SIM incorporado. Há também um novo filtro para o ar respirável do habitáculo.

O conjunto de ajudas à condução ADAS, foi enriquecido com câmara 360 graus 3D, monitor de veículos atrás e monitor de colisão traseira.

Conclusão

Com esta atualização da segunda geração do Discovery Sport, lançada apenas em 2019, a Land Rover dá mostras de vitalidade, melhorando o produto nas áreas mais necessárias. E demonstra também que ainda há muita vida nos motores Diesel.

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