Dacia Sandero foi o carro mais vendido na Europa em Agosto

VW Golf ainda é o líder de Janeiro a Agosto

VW ID.3 é o elétrico mais vendido na Europa

BMW Série 3 liderou entre os Premium

VW T-Roc de Palmela foi o quinto do ranking

Ford Puma foi um dos quatro SUV no Top 10

Ford Kuga liderou entre os PHEV

1/10/2021. É sempre com expetativa que aguardo o relatório da Jato, os especialistas de números de vendas de automóveis. Em Agosto, os grandes vencedores foram o Dacia Sandero e o VW ID.3 mostrando as contradições do mercado.

 

Felipe Munoz é um verdadeiro equilibrista dos números de vendas de automóveis na Europa. As suas listas são das primeiras a ser divulgadas a cada mês e das mais fiáveis, pelo rigor que o líder da Jato põe no seu trabalho.

Além disso, o analista ainda se dá ao trabalho de “digerir” os números e produzir um verdadeiro relatório com as principais conclusões.

Ou seja, faz a “papinha” toda a muitos jornalistas que aproveitam o seu trabalho para encher as suas páginas, reais ou virtuais, com as últimas tendências do mercado.

O seu a seu dono, não me furto a fazer a minha leitura dos números, na procura de outras curiosidades que possam ter escapado numa primeira análise.

Sandero vendeu mais que Golf

Os fatos mais óbvios, divulgados por muitos esta semana, foram duas ultrapassagens. O Dacia Sandero que ultrapassou o VW Golf entre os veículos de passageiros mais vendidos na Europa dos 26; e as vendas acumuladas dos híbridos “plug-in” e dos elétricos, que ultrapassaram as vendas dos Diesel.

Claro que há muitas comparações entre Agosto de 2021 e Agosto de 2020, mas parecem-me menos relevantes, tendo em conta o que aconteceu no ano passado.

Mais interessante é comparar com Agosto de 2019 e ver que a queda de vendas na Europa foi de 33%, sendo este o pior Agosto desde 2014, com apenas 713 714 carros vendidos. Mesmo face a Agosto de 2020, a quebra foi de 18% o que mostra a escala da falta de semi-condutores.

Oito milhões desde Janeiro

Quanto às vendas somadas de “plug-in” e de elétricos, conseguiram atingir o seu segundo melhor mês de sempre, com uma quota de 21% o que equivaleu a 151 737 unidades vendidas em Agosto de 2021. Uma subida de 61% face a Agosto de 2020.

Se ainda não está farto de números, aqui vão mais alguns. Prometo que são interessantes e reveladores.

Apesar da pandemia e da falta de semicondutores, na Europa dos 26, venderam-se já mais de oito milhões de automóveis de passageiros desde o início do ano. Um número que dá que pensar, quando se ouve os políticos a falar em soluções de mobilidade.

Eletrificados passam Diesel

Quanto à ultrapassagem dos eletrificados aos Diesel, a diferença foi ainda pequena, com uma vantagem de apenas 10 100 unidades. Mas o gráfico não engana e mostra a linha dos Diesel a descer desde 2017 e a dos eletrificados a subir, sobretudo nos últimos dois anos.

Curiosamente, a linha dos motores a gasolina quase nem mexe nos últimos quatro anos, cifrando-se, por agora, nos 56%, numa clara maioria absoluta das preferências dos europeus.

Munoz atribui a subida de quota dos eletrificados às políticas de incentivos fiscais, aos descontos oferecidos pelos construtores e a uma real tendência do mercado para a transferência energética.

Mas a quebra das vendas no geral talvez também tenha tido uma influência na matemática da quota de vendas dos eletrificados.

Os dez mais vendidos

Para completar este cenário, as tabelas dos modelos mais vendidos em Agosto 2021 colocam o Ford Kuga (3512) no topo dos “plug-in” e o VW ID.3 (7904) na dos elétricos.

Só que, o Dacia Sandero vem estragar todo este cenário de tendência para a transferência energética. O utilitário do Grupo Renault, feito na Roménia, foi o modelo de passageiros mais vendido em Agosto, com 14 961 unidades.

E agora já não estamos a falar do “modelo mais vendido a clientes particulares”, estatuto que o Sandero liderou durante vários anos. Agora é mesmo a lista geral e bateu o Golf por 1297 unidades.

VW T-Roc de Palmela em quinto

Logo a seguir vêm o Toyota Yaris, o Dacia Duster e o “carro português”, o VW T-Roc feito em Palmela, que vendeu 11 179 unidades em Agosto.

O VW T-Roc foi o quinto automóvel mais vendido na Europa em Agosto de 2021

O VW T-Roc foi o quinto automóvel mais vendido na Europa em Agosto de 2021, o que só pode ser bom para o futuro da fábrica de Palmela, batendo as vendas do Polo, feito em Espanha.

Contudo, convém referir que, nas vendas acumuladas de Janeiro a Agosto, o VW Golf ainda é o carro mais vendido na Europa, enquanto o Dacia Sandero está em quinto lugar.

Curiosamente, nos dez primeiros de Agosto só estão quatro SUV, todos os outros são hatchback convencionais, alguns com carrinhas na gama.

Conclusão

Em resumo, o Dacia Sandero vendeu quase o dobro do VW ID.3, provando duas coisas. Que a transição energética ainda está a começar; e que os compradores querem gastar cada vez menos dinheiro em automóveis. Para já, o VW ID.3 ficou em 15º do ranking geral.

Francisco Mota

Ler também seguindo o LINK:

Primeiro Teste – Dacia Duster 2022: um “restyling” que nem era preciso