Renault Megane E-Tech Electric

Jeep Renegade 4xe

VW ID.4 GTX

Peugeot 308 SW PHEV

DS 4 PHEV

Jaguar I-Pace

Volvo C40 Recharge

BMW i4 e iX

Tesla Model Y

Audi Q4 e-tron

Cupra Born

Skoda Enyaq iV

Mazda CX-30

Hyundai Ioniq 5

Ford Mustang Mach-E

Suzuki Vitara Hybrid

Toyota Mirai

Mitsubishi Eclipse Cross PHEV

Aiways U5

Lexus UX 300e

Kia EV6

Vencedor do "The Car Of The Year" 2022

Nissan Ariya

Fiat novo 500

Parque para ensaios de estrada

27/5/2022 – O salão automóvel volta à antiga FIL, desta vez apenas com modelos eletrificados. Mas vale a pena a visita a este evento, organizado de forma prática e eficiente. E também pelas memórias do pavilhão…

 

A antiga FIL – Feira Internacional de Lisboa, “à Junqueira”, como se costumava dizer para localizar a “nave” perto da rua com o mesmo nome, faz parte das memórias de uma geração de lisboetas, e não só.

As “mostras” organizadas na FIL, durante os anos 70 e 80 eram muito mais do que eventos para profissionais, eram verdadeiros acontecimentos sociais da cidade, a que ninguém queria faltar.

E não estou a falar apenas de automóveis, pois qualquer tema era justificação para levar a família à FIL. Quem não se lembra da famosa “Nauticampo”? Era sempre uma das feiras mais aguardadas e visitadas, atraindo verdadeiras multidões.

Os adultos sonhavam com tendas de campismo, caravanas ou até barcos, os mais novos faziam uma caça interminável aos autocolantes e a todo o tipo de prospectos com informação. No final do dia ganhava quem tivesse mais sacos com papelada. Que depois não serviam para nada, claro.

Muitas memórias

Os carros também marcaram presença, nas suas mais variadas vertentes, dos novos aos clássicos, passando pelos de competição. Lembro-me de lá ver o Lancia Stratos azul do Darniche, nas vésperas de um rali de Portugal.

Depois de anos de glória, a FIL passou para o Parque das Nações e a antiga “nave” passou por várias etapas de abandono e degradação até ter sido recuperada. Hoje, junta a funcionalidade de umas instalações modernizadas com algum do charme do passado.

Já lá não entrava há muitos anos, por isso a visita desta semana trouxe todas estas memórias e aquela impressão de que o espaço parecia muito maior, há quatro décadas…

Ecar Show, o que é?

O motivo da visita foi o salão “Ecar Show”, uma exposição de carros eletrificados e outros veículos movidos a eletricidade. Já vai na quarta edição, mas tem tido uma promoção discreta e teve o azar da pandemia.

Não é um salão automóvel de primeira linha, com novidades nunca vistas, e “espetáculos de luz e som” como se costumava dizer. Não tem “glamour” nem “gente bonita.” Mas tem o que interessa: carros.

O pavilhão está dividido em rectângulos mais ou menos iguais, numa geometria simples de entender para quem visita. E em cada espaço não foram montados grandes “stands” internacionais, que custam uma fortuna só para serem instalados.

Mas há espaço suficiente para ver os modelos em exposição e falar com os representantes de cada marca. Na verdade, a participação no Ecar Show foi entregue, em muitos casos, aos concessionários, que para lá deslocam as suas forças de vendas.

Fácil de ver tudo

Não é um evento para descobrir grandes novidades, mas é um espaço onde se podem ver os elétricos e eletrificados mais recentes e alguns dos mais populares.

É o sítio para falar com os vendedores e ficar a conhecer mais detalhes sobre a parte comercial: as promoções, as modalidades de pagamento, tudo o que interessa a quem está à beira de se “atirar” para um eletrificado.

E, fora da “nave”, ainda há um parque de modelos disponíveis para experimentar nas ruas em redor da antiga FIL – o nome correto é Centro de Congressos de Lisboa – e ficar com uma primeira ideia do que é conduzir um elétrico ou um híbrido.

Muito para ver

Num resumo muito rápido dos modelos expostos, vi lá o Jeep Renegade 4xe, Fiat Novo 500, Citroën C5 X, Peugeot 308 SW PHEV, Renault Mégane E-Tech Electric, Kia EV6 (o “Car Of The Year” 2022), BMW i4 e iX, Cupra Born, Ford Mustang Mach-E, Aiways U5, Nissan Ariya, Toyota Mirai, Hyundai Ioniq 5, Audi Q4 e-tron, DS 4, Tesla Model 3, VW ID.4, Volvo C40 Recharge e mais alguns outros.

Ao longo dos três dias, também vão ser organizados nove seminários, sobre as temáticas ligadas à mobilidade eletrificada. Talvez algum lhe interesse, é ver a agenda em www.ecarshow.pt

Conclusão

Se lhe interessam os carros elétricos, seja na ótica do potencial comprador ou apenas para conhecer melhor a oferta do mercado, talvez seja útil uma visita ao Ecar Show, onde pode ver muitos deles de uma só vez. O “certame” vai estar na antiga FIL só durante este fim de semana.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Kia EV6 é o The Car Of The Year 2022: esta foi a minha votação