30/12/2022. Nesta última Crónica à 6ª feira de 2022, cumpro a tradição e formulo os 12 desejos para 2023, no que diz respeito ao automóvel. Aproximam-se tempos de incerteza na economia e tudo o que gira em torno do automóvel não vai conseguir escapar. Por isso aqui ficam os meus 12 desejos para os próximos 12 meses, com esperança que alguns se possam concretizar. Feliz Ano Novo!

 

A economia abana mas está a conseguir regenerar-se, dizem os especialistas. Contudo, a conjuntura internacional não aponta ainda para o caminho da estabilidade. As incertezas são mais que as certezas e os prognósticos são reservados.

A indústria automóvel e tudo o que gira à sua volta, desde os fornecedores ao comprador final, tem sofrido muito com a instabilidade dos últimos três anos. E o futuro não se adivinha mais tranquilo.

São vários os temas que afetam a relação dos condutores com os automóveis e que vão continuar a afetar nos próximos doze meses, a não ser que algumas medidas urgentes sejam tomadas.

O automóvel continua a ser um instrumento de trabalho para muitos e um facilitador dos mais diversos géneros de atividades, para todos. O prazer da condução não desapareceu, por mais que os defensores das novas mobilidades digam o contrário.

Na ordem do dia

E eletrificação e a diminuição urgente da poluição, bem como a luta contra o excesso de emissões de CO2 continuam na ordem do dia e a servir de campo de batalha entre fabricantes e políticos. O consumidor fica no meio desta luta e não tem saído propriamente beneficiado.

Os temas são muitos, mas cumpri a tradição e limitei-me a escolher os 12 que considero mais importantes, mais relevantes e mais urgentes. Espero que, pelo menos alguns, possam ser concretizados.

Antes disso, quero agradecer a todos os que têm acompanhado e apoiado a marca TARGA 67, tanto através do blog, das redes sociais ou do canal de YouTube https://www.youtube.com/@targa67 onde pode encontrar os nossos vídeos com testes aos mais recentes modelos.

Um feliz ano de 2023!

Os 12 desejos para 2023

1 – Medidas de incentivo ao abate de carros velhos

O parque automóvel está perigosamente envelhecido, são precisas medidas urgentes para o rejuvenescer e não há tempo para esperar que os elétricos desçam a preços abordáveis pela maioria. São precisas medidas estatais de incentivo ao abate de carros velhos, que permitam aos seus utilizadores comprar um carro novo.

2 – Melhoria das condições das vias

Apesar de muitas vias que foram construídas no passado, algumas redundantes, a verdade é que a manutenção nem sempre tem estado a ser feita como deveria. Há demasiadas estradas em mau estado, que as cheias recentes vieram agravar e que precisam de intervenção urgente.

3 – Menos caça à multa

Nos últimos meses assistimos à disseminação dos radares fixos nas grandes cidades. O objetivo teórico é aumentar a segurança dos utilizadores das vias e regularizar o trânsito. Um objetivo louvável se não continuassem a ser feitas verdadeiras emboscadas com radares escondidos em locais injustificados, tendo o único intuito de fazer a chamada caça à multa.

4 – Moralizar o preço dos combustíveis

É preciso que o Governo do país tome medidas para efetivamente moralizar o preço dos combustíveis, acabando com as subidas sucessivas e muitas vezes injustificadas. É um setor fulcral da economia que afeta todos, não só os utilizadores de automóveis. Os próximos doze meses devem trazer novos aumentos e a situação precisa de ser controlada.

5 – Se conduzir não use o smartphone

Que os condutores deixem de usar o smartphone enquanto conduzem. O não cumprimento desta regra básica é uma infração que muitos cometem e que coloca em perigo a sua segurança e a dos outros. Entre sensibilização e penalização, alguma coisa tem que ser feita.

6 – Incentivos aos “full hybrid”

Os chamados “full hybrid” que carregam a bateria apenas nas travagens e desacelerações, deveriam receber incentivos à sua compra, tanto pelos privados como pelas empresas. É uma tecnologia amadurecida, que não implica nenhuma infraestrutura específica e que faz baixar o consumo para valores que podem chegar aos 50%.

7 – Mais postos de carregamento

A subida de vendas dos carros elétricos pode colocar em rotura a rede de carregadores públicos em poucos meses. São precisos mais, sobretudo os carregadores lentos nas cidades, para cargas durante a noite. Os carregadores rápidos não são a solução única, nem a mais eficiente.

8 – Mais sinergias entre construtores

A eletrificação dos automóveis exige maiores partilhas de componentes entre os diferentes construtores, desde logo baterias, mas também motores e até plataformas. Alguns já perceberam que é a única maneira de controlar o preço final. Na informática isso é feito há anos.

9 – Disciplinar uso das trotinetes elétricas

As cidades continuam a estar cheias de trotinetes abandonadas pelos utilizadores, nos sítios mais incríveis, muitos deles pondo em perigo outros utentes das vias, seja estradas, ciclovias ou passeios. É preciso maior responsabilização da utilização deste veículos, a bem da segurança de todos.

10 – Investimento nos transportes públicos

Para que a utilização do automóvel seja eficiente, é preciso que a oferta de transportes públicos coletivos (de preferência elétricos) seja aumentada. Só assim se pode reduzir o número de automóveis nas cidades e baixar os níveis de poluição de forma rápida.

11 – Maior controlo dos TVDE

As notícias de irregularidades no serviço de TVDE têm chegado aos orgãos de comunicação social, sem que nada pareça estar a ser feito para corrigir situações como falsos TVDE ou motoristas sem habilitações. Além disso, o comportamento em estrada de alguns motoristas está a tornar-se demasiado perigoso para os outros utentes.

12 – Mais carros divertidos de guiar

Um último desejo um pouco egoísta. Que os fabricantes não desistam de conceber automóveis divertidos de guiar e com isto não quero dizer necessariamente modelos desportivos. Apenas modelos que envolvam o condutor no exercício único que é conduzir um automóvel numa boa estrada.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Crónica – 12 desejos para 2022 e probabilidade de se realizarem