3/06/2020 – Com o desconfinamento, o setor automóvel parece estar a iniciar a recuperação pelas oficinas. Clientes e trabalho parece não faltarem.

 

As previsões para a recuperação do setor automóvel em Portugal não são das mais animadoras, sobretudo no que às vendas diz respeito.

Ninguém espera uma recuperação rápida, após as quebras nas vendas durante os últimos três meses. Pior ainda porque a previsão de uma recessão económica desencoraja as compras.

Contudo, o setor poderá estar a recuperar a partir dos serviços pós-venda, que estão a trabalhar a bom ritmo, em muitos concessionários oficiais.

Visitei algumas oficinas de marcas diferentes na região de Lisboa e as notícias que recolhi apontaram todas no mesmo sentido: trabalho e clientes não faltam.

Algumas oficinas foram mesmo forçadas a fazer regressar ao trabalho alguns colaboradores que estavam em lay-off, para “darem conta do recado.”

O que leva os clientes às oficinas

Em conversa com alguns chefes de oficinas, fiquei a saber algumas das razões para este afluxo de clientes às oficinas dos concessionários.

O motivo mais vulgar é fazer a manutenção programada (revisão) que o confinamento levou os clientes a adiar. Para quem tem carros ainda dentro do período de garantia, isso é “obrigatório”.

Claro que também aparecem alguns clientes com problemas diretamente relacionados com a paragem prolongada dos seus automóveis.

As baterias estão no topo das vendas, mas também outros componentes como pneus e muito mais.

Uma das maiores razões para os clientes levarem o carro ao concessionário é a realização da Inspeção Periódica Obrigatória.

Claro que não são os concessionários a fazê-la. Mas é prática comum, para muitos condutores, entregarem o seu carro ao concessionário para ser revisto antes de ser levado pelos próprios mecânicos à inspeção.

Como muitas inspeções ficaram adiadas, devido ao confinamento, agora começa a chegar a hora de pôr tudo em dia. Até porque o Estado deu um alargamento do prazo de cinco meses.

Picuinhas entram em ação

Outras razões haverá para esta “corrida” às oficinas dos concessionários, alguns a registar números de entradas diárias como há muitos anos não tinham.

Mas uma das razões mais curiosas que me foi contada foi a de reclamações em garantia.

Segundo me disseram, alguns proprietários, claramente com muito tempo livre, dedicam-se a inspecionar o seu carro e a descobrir (ou inventar) pequenas questões cuja reparação, pensam, poderá estar ao abrigo da garantia.

Com pouco para fazer em casa, estes condutores decidem então ir ao concessionário e reclamar a garantia, para as coisas mais insignificantes…

E as vendas, como estão?

Em alguns dos concessionários que visitei, foi-me dito que as vendas não estão paradas e que os clientes estão a retomar as compras.

Enquanto me diziam isto, a meu lado uma família tomava posse de um pequeno utilitário, com a mãe orgulhosamente a rodar a chave e a arrancar, com aquela satisfação que só se experimenta quando se compra uma carro novo.

Conclusão

Talvez a recuperação do setor automóvel não venha a ter um gráfico em “V” como todos desejamos. Talvez seja mais demorada, eventualmente com altos e baixos. Mas talvez os serviços pós-venda, que são a área mais lucrativa do negócio, estejam a servir de locomotiva ao arranque.

Francisco Mota

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