28/10/2022. A conceituada revista “What Car?” do Reino Unido, publicou mais um dos seus inquéritos de fiabilidade. Um universo de quase 25 mil automobilistas fez as suas queixas e no final foi apurada a marca com menos avarias. Descubra qual a melhor.

 

A revista “What Car?” sai daquela que se tornou a norma na imprensa especializada do Reino Unido. Não é uma revista de entusiastas para entusiastas. Não está cheia de supercarros superfotografados.

É uma revista de serviço ao consumidor, por isso tem uma posição única no mercado, como líder de opinião e detém um capital de confiança que vem de há muitos anos.

Todos os anos, a “What Car?” organiza um inquérito de fiabilidade junto dos automobilistas do Reino Unido, para apurar quais os modelos e as marcas mais fiáveis e as que dão mais problemas.

Quase 25 mil inquiridos

Ao inquérito deste ano responderam 24 927 automobilistas, que utilizam 248 modelos diferentes de 32 marcas presentes no mercado do Reino Unido. É um trabalho representativo da realidade.

Claro que, face ao nosso mercado, há várias diferenças. As condições de condução são uma delas, ou seja, estradas, meteorologia e condutores. Mas também o tipo de modelos mais vendidos, que não coincidem necessariamente com os nossos.

Mas este inquérito trabalha com dados reais e não com perceções. Não é um inquérito de satisfação do cliente. Aqui não entram questões subjetivas, apenas números confirmados.

O verdadeiro guia de compra

O volume de informação é demasiado interessante para não gastar umas horas a analisar os dados e partilhar aqui na Crónica à 6ª feira algumas conclusões. Tanto mais que, muitas se aplicam à nossa realidade.

Voltando ao inquérito, o universo definido foi o de carros com cinco anos, no máximo. Perguntava-se aos inquiridos se tinham tido problemas com os seus carros nos últimos dois anos e que problemas tinham sido.

Para ajudar nas respostas, as áreas cobertas são 14, indo do motor, sistema elétrico, ar condicionado, infotainment, caixa de velocidades, suspensões, escapes e outros.

Que transtorno causou a avaria

Mas, mais do que a avaria em si, aos inquiridores interessava saber quantos dias o carro tinha ficada parado, para ser reparado e quanto tinha custado a reparação. Sabendo que, alguns carros ainda estavam dentro do prazo de garantia.

Com estes dados, a “What Car?” formulou um índice de fiabilidade, apresentado sob a forma de uma percentagem em que 100% significa que o modelo não teve avarias.

Feitas as contas, o inquérito apurou que 21% dos carros tinham tido pelo menos uma avaria. Dessas, 83% foram reparadas ao abrigo da garantia, mas os restantes 17% foram pagos pelos utilizadores.

Onze categorias

Os resultado foram divididos por onze categorias, dos citadinos/utilitários aos pequenos e grande familiares, passando por vários segmentos de SUVs, sem esquecer os coupés/cabrios, nem os monovolumes.

Começando pela categoria dos citadinos/utilitários, do segmento A e B, o vencedor foi o Toyota Aygo, com um índice de 99,1%. O pior foi o Ford Fiesta, com 80,2%.

No segmento C dos familares compactos, o melhor foi o Lexus CT, com 99,3% e o pior foi o Audi A3, com 74,2%.

No segmento D, a vitória foi para o Lexus IS, com 98,3% e o último lugar ficou para o BMW Série 3 Diesel, com 81,2%.

No segmento das berlinas de luxo, o melhor foi o Jaguar XJ, com 98,3% e o menos bom foi o Audi A6, com 80,3 %.

Passando aos B-SUV, ganhou o Kia Soul da anterior geração, com 100% deixando para último o Nissan Juke, com 82,9%.

Nos C-SUV, o melhor foi o Hyundai Tucson híbrido, com 100% e o pior foi o Peugeot 3008, com 74,4%.

Nos SUV do segmento D, o primeiro lugar pertenceu ao Toyota RAV4, com 99,5% e o último posto ficou para o Audi Q5 Diesel com 73,4 %.

Nos SUV de luxo, o primeiro lugar ficou para o Porsche Macan, com 98% e o último para o Land Rover Discovery Sport, com 70,7%.

Entre os elétricos, o melhor foi o Nissan Leaf, com 98,9% e o pior foi o Tesla Model S, com 78,9%.

Juntando os coupés e os descapotáveis, o melhor foi o Mini Cabrio, com 100%, deixando o Porsche 718 Boxster em último, com 77,9%.

Finalmente, nos monovolumes, o MB Classe B ficou à frente com 98,5 % e em último ficou o VW Touran com 75,2%.

E o pior foi o…

Começando pelo fim, o modelo com mais problemas registados foi o Land Rover Discovery Sport, com um índice de 70,7%. Os condutores disseram que as principais avarias apareceram no ar condicionado, sistema elétrico do motor, carroçaria e o próprio motor.

Cerca de 75% das avarias foram reparadas sob garantia, sem custos para o condutor, mas 20% das reparações demoraram uma semana a concluir.

Ler antes de comprar

O inquérito da “What Car?” dá detalhes deste género para todos os modelos tratados, sendo um guia precioso para quem está a pensar comprar um modelo novo ou semi-novo.

Aconselho fortemente a consulta detalhada, o que poderá fazer seguindo o link no final desta Crónica à 6ª feira. Sobretudo numa altura em que o estado da economia obriga a optar pelo mercado dos usados.

O ranking das marcas

Além das classificações por segmento, foi ainda publicada uma classificação final, por marca, que revela então qual a marca mais fiável à venda no Reino Unido, considerando modelos com um máximo de cinco anos de utilização.

Começando pelos três últimos, a marca pior classificada foi a Jeep (77%), seguida pela Land Rover (81,4%) e pela Fiat (86,4%).

Nos dez primeiros lugares, apenas se classificaram duas marcas que não têm origem oriental, que foram a Mini, em terceiro lugar (97%) e a Dacia em décimo (94,4%). Todas as outras são sul-coreanas, japonesas ou chinesas.

O domínio dos orientais

Os chineses da MG ficaram em nono lugar, enquanto que o grupo Hyundai/Kia conseguiu o quinto (95,8%), com a primeira e o sétimo (95,5%), com a segunda marca.

Mas os grandes vencedores foram mesmo as marcas japonesas que garantiram cinco dos dez primeiros lugares: a Mazda ficou em oitavo (95,2%), a Suzuki em quinto (95,8%), a Mitsubishi em terceiro (97%) e… já adivinhou quem ficou nos dois primeiros lugares.

Toyota e Lexus foram consideradas as duas marcas mais fiáveis, com menos avarias nos dois últimos anos em carros com um máximo de cinco anos. Mas a surpresa é que a vencedora foi a Lexus (98,4%) suplantando a Toyota (97,2%).

Conclusão

É um resultado de conjunto impressionante, mas não surpreendente, para a indústria automóvel japonesa e para o grupo Toyota em particular com a Lexus a ser ainda a única marca Premium nos dez primeiros lugares. A BMW ficou em 16º lugar, a Volvo em 17º lugar, a Audi em 21º lugar e a MB em 23º lugar. Aquilo a que se chama uma razia!

Francisco Mota

(foto de João Apolinário)

Ler também seguindo o link:

https://www.whatcar.com/news/2022-what-car-reliability-survey/n23397