11/3/2022. E pronto! Estamos no meio de mais uma crise energética, talvez a mais grave de sempre. Vamos ter que poupar combustível nos nossos carros e aprender maneiras de o fazer. Conheça 10 dicas que nunca falham, para o seu carro gastar menos.

 

Mais uma crise energética, desta vez provocada por um conflito militar na Europa, muito diferente de outras no passado e talvez a pior de sempre. Toda a economia e a sociedade já estão a ser afetadas e para quem se faz transportar em carro próprio, terá que tomar algumas medidas, para poupar combustível.

Claro que a medida mais radical será deixar o carro estacionado e usar transportes públicos. É uma solução melhor do que muitos pensam, sobretudo os que há muitos anos deixaram de usar autocarros, comboios, barcos e o metro.

Por experiência própria, posso dizer que os transportes públicos nunca foram tão eficientes, tão fáceis de usar e tão flexíveis. Mas rapidamente a oferta será ultrapassada pela procura e, para muitas pessoas, não oferecem os horários nem os percursos necessários.

O carro é essencial para muitos

Por isso, a utilização do automóvel individual vai continuar a ser a única solução para muitas pessoas. E para minimizar os efeitos da subida do preço dos combustíveis, o melhor será adotar algumas medidas de redução de consumos.

Nenhuma medida é milagrosa, mas tendo atenção a todas, poderá reduzir os consumos numa margem suficiente para que a subida dos preços não lhe cause um transtorno tão grande. Aqui ficam algumas das dicas que costumo usar e que nunca falham.

10 dicas para poupar combustível no seu automóvel

10 – Utilizar a relação de caixa correta

Não use uma relação demasiado curta, nem demasiado alta. Procure usar a relação de caixa ajustada a cada velocidade e ao relevo do terreno. Estará na relação certa se o regime do motor não for muito elevado e se o pedal de acelerador não tiver que ser muito pressionado.

9 – Não desligar o Stop/Start

Muitos condutores de carros equipados com Stop/Start – que desliga o motor nas paragens do trânsito e o volta a arrancar quando se retoma a marcha – desligam-no com frequência. A sua ideia é que o funcionamento do sistema degrada a bateria. Mas as baterias usadas nesses casos estão preparadas e a redução de consumos, em cidade, é relevante.

8 – Não ter o A/C sempre ligado

Alguns utilizadores de carros com ar condicionado, tem o hábito de o manter sempre ligado, no Verão e no Inverno. Mas a sua utilização faz subir os consumos. Por isso, o melhor é tentar abdicar do A/C sempre que possível. Manter a ventilação ligada, se necessário, mas não o A/C.

7 – Não conduzir com janelas abertas

Em autoestrada ou via rápida, onde as velocidades são mais altas, levar uma ou mais janelas abertas faz piorar a aerodinâmica do carro e aumentar os consumos. Tenha atenção às janelas e leve-as fechadas nas vias mais rápidas.

6 – Verificar a pressão dos pneus

Pneus com pressão abaixo da indicada, aumentam o atrito ao solo e fazem subir os consumos, ao mesmo tempo que degradam precocemente os pneus. Procure no manual de instruções a pressão correta, alguns indicam até uma pressão “Eco” e depois vá a uma estação de serviço e verifique as pressões dos cinco pneus (o suplente também).

5 – Planear os seus percursos

Para ir do ponto A ao ponto B existem quase sempre vários percursos possíveis. Escolha aquele que tenha menos subidas e descidas, aquele que seja mais plano e aquele que tenha menos trânsito. Nem sempre é fácil, mas vale sempre a pena tentar.

4 – Reduzir a velocidade

Menos velocidade equivale a menos consumo e a diferença é mais notória a velocidades mais altas, devido ao efeito da aerodinâmica. Em percursos por vias rápidas e autoestrada, reduza a velocidade e use a faixa da direita mais vezes.

3 – “Ler” o trânsito à sua frente

Paragens súbitas, seguidas de arranques bruscos prejudicam os consumos quando se circula em cidade. Tente “ler” o trânsito à sua frente e antecipe a sua condução, veja o que os condutores mais à sua frente estão a fazer, olhe para os semáforos e tente manter uma velocidade o mais constante possível.

2 – Aproveitar as descidas

Deixe a inércia trabalhar a seu favor e não acelera nas descidas. Engrene a mudança o mais alta possível e deixe o carro deslizar, travando o mínimo. Muitos motores cortam a injeção nestes casos, reduzindo o consumo. Por isso, não ponha a caixa em ponto-morto, tanto mais que isso pode ser perigoso.

1 – Acelerar o mínimo possível

O pé direito é o grande responsável pelos consumos do seu carro. Quanto mais carregar no pedal do acelerador, mais gasta. Habitue-se a ter paciência, a carregar menos e esperar que o binário do motor faça o seu papel. Acelerações a fundo têm sempre custos na próxima bomba de combustível.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Use a caixa e baixe 10% os consumos: 7 “truques” que resultam!