Evento organizado em Lisboa

Audi A6 Avant Vision

Primeira Avant elétrica

A6 Avant e-tron Vision no mercado em 2024

Audi Q8 e-tron e Q8 Sportback e-tron

A Audi prepara uma avalanche de elétricos

3/3/2023 Audi Vision Portugal foi como a marca dos quatro anéis chamou à apresentação de resultados no nosso país em 2022. Mas estavam reservadas algumas novidades sobre o futuro.

 

Organizado no espetacular espaço do Convento do Beato, em Lisboa, a Audi Vision Portugal foi um evento que reuniu jornalistas, clientes e concessionários, além das figuras mais importantes do importador e alguns enviados especiais da Audi AG na Alemanha.

Como é óbvio, o evento não teria sido organizado se não existissem números positivos para mostrar, em relação aos resultados de 2022, particularmente em comparação com 2021.

Então, vamos aos números. Face a 2021, as vendas da Audi em Portugal subiram 8% (1% na Europa) atingindo as 3750 unidades.

No mesmo período, em Portugal, a BMW vendeu 9 695 unidades e a Mercedes-Benz vendeu 12 055. Portanto, ainda há aqui uma margem de progressão muito grande para que a Audi se aproxime das suas rivais diretas.

Vendas de elétricos

Quanto às vendas de veículos elétricos, os resultados são mais animadores, pelo menos em termos percentuais. Face a 2021, as vendas de elétricos Audi subiram 49% em Portugal (45%, na Europa).

Atualmente, 30% das vendas de novos modelos Audi em Portugal, já são de elétricos. O que encorajou a Siva, o importador, a decidir que a partir de 2030, só vai vender elétricos em Portugal, antecipando em três anos igual decisão que a Audi tomou para a totalidade do mercado europeu, dois anos antes de isso ter sido tornado obrigatório, pela Comissão Europeia.

A Siva diz que a Audi tem como objetivo ser Nº1 entre os elétricos premium em Portugal e assenta essa ambição na crescente procura de modelos elétricos, que regista dos seus clientes.

Muito caminho para andar

Em 2021, a Audi vendeu 570 unidades de modelos 100% elétricos em Portugal, em 2022 vendeu 850 unidades, os tais 49% de subida referidos acima.

Só para se ter um ponto de referência, a Tesla, que liderou entre os elétricos em Portugal durante 2022, entregou 2 616 unidades. A BMW, vendeu 1 583 elétricos.

Do lado da procura por modelos deste tipo, a Audi parece não ter problemas em Portugal, que vai à frente de vários outros países europeus.

Novidades na oferta

Do lado da oferta, estima que as dificuldades de entrega, nomeadamente do Q4 e-tron, registadas em 2022 possam diminuir substancialmente em 2023. Mas há muitos fatores internacionais impossíveis de controlar. Esperar para ver, parece ser o melhor.

Além dos números, que se podem sempre analisar do lado positivo, a Audi mostrou em Portugal o novo Q8 e-tron, que substitui o anterior SUV que se chamava apenas e-tron e passa a ter versões SUV e SUV-Coupé, o Sportback que chega até aos 600 km de autonomia.

Outra novidade, em solo nacional, foi a presença da carrinha A6 Avant e-tron, ainda em forma de “concept-car” mas muito próxima da versão final.

A Audi anuncia mais de 700 km de autonomia e aceleração 0-100 km/h em 4,0 segundos, garantindo que a versão final de 2024, feita com base na nova plataforma PPE (Premium Platform Electric) terá números ainda melhores.

Últimos ICE em 2026

O plano da Audi é de lançar a sua última geração de motores a gasolina e Diesel em 2026, que terão sistema “mild hybrid” e um novo sistema de injeção ainda mais eficiente.

A partir de 2033, apenas terá modelos 100% elétricos no seu catálogo europeu. Uma avalanche de modelos elétricos vem a caminho.

O “problema” de Portugal

Em conversa com Jens Puttfarcken, Vice –Presidente de vendas na Europa da Audi AG, fiquei a saber que a “Audi em Portugal não tem o posicionamento premium que devia ter, estando muito longe da BMW e Mercedes-Benz.”

Puttfarcken disse-me ainda que isso é o resultado “de erros do passado feitos em Portugal, com a venda de versões demasiado baratas de modelos como o A3.”

Durante o evento, ouvi dezenas de vezes a palavra “premium” para classificar a Audi em Portugal, mas será que os planos são abandonar os segmentos abaixo do Q4 e-tron, por exemplo um A3 e-tron estará fora dos planos?

“Eu sei que anunciámos o fim do A1 e Q2, mas vamos definitivamente ter um A3 e-tron no futuro. Isso está decidido!” Respondeu-me o VP da Audi AG.

Conclusão

A imagem e a operação da Audi em Portugal degradou-se nos últimos anos, descendo a níveis de vendas muito abaixo dos seus rivais diretos. Mas a transição para a eletrificação poderá ser a oportunidade perfeita para reverter essa tendência. Tanto mais que a Audi afirma estar mais interessada nas margens de lucro do que com os volumes de vendas.

Francisco Mota

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