14/4/2023. A “guerra” entre as marcas premium alemãs dura há muitos anos. Mas quem vai à frente? Qual das três – Audi, BMW ou MB – vende mais carros por ano? Ou será que a Tesla já as apanhou? Se gosta de números, esta Crónica à 6ª feira é para si.

 

Desde que o grupo Volkswagen conseguiu posicionar a Audi como marca premium, de uma forma mais consistente a partir dos anos oitenta, que o trio formado também pela BMW e MB passou a disputar o muito apetecível espaço dos modelos premium.

As três marcas alemãs formam uma espécie de clube privado no qual vários construtores de outras origens têm tentado entrar, com diferentes graus de sucesso. Mas, a verdade, é que nenhum conseguiu ainda jogar de igual para igual com este trio alemão.

A origem do grupo dos três

Para chegarem até esta posição, os três fabricantes alemães percorreram um longo caminho e, sobretudo, assentaram alicerces na engenharia de alta qualidade.

Em grande parte, o seu sucesso deve-se à qualidade dos seus produtos, mais do que ao marketing. Apesar de isso ter vindo a mudar nos últimos anos.

Qual a que mais vende?

Mas qual é, entre as três, a marca que mais carros vende no mundo? Quais são os seus principais mercados? Quanto representam as vendas de modelos elétricos no global das suas vendas?

Nas próximas linhas, vou dar resposta a esta e outras perguntas, com base nos números consolidados de 2022, o último ano completo de vendas.

Por ordem alfabética…

E podemos começar por ordem alfabética, com a Audi, que em 2022 desceu nas suas vendas mundiais em 3,9%, apesar de ter tido um ano de lucros recorde. No total, a Audi vendeu exatamente 1 614 231 unidades em todo o mundo.

Só na Alemanha, vendeu 214 678 unidades, numa subida de 18%, face a 2021. Mas o seu principal mercado foi a China, onde vendeu nada menos do que 642 548 carros. É, de longe, o país onde a marca vende mais carros, deixando-a bastante dependente das variações de um só país. Nos EUA vendeu 186 875 carros.

A dependência da China

Em 2022, a Audi desceu 8,4% nas vendas na China. No total da Europa subiu 1,2%, atingindo os 624 498 carros entregues, menos do que na China.

Quanto aos modelos 100% elétricos, as vendas globais foram de 118 196 unidades, numa subida de 44,3% face a 2021. A tendência é boa, mas os elétricos apenas representam 7% do total das vendas da Audi.

Os números da MB

Passemos à Mercedes-Benz (MB) que, em 2022, vendeu um total de 2 043 900 unidades, numa descida de 1%, face a 2021. Na Alemanha, vendeu 229 500 unidades, mais que a Audi, e na Europa fechou o ano de 2022 com 635 100 vendas. Subiu 1% nesta região e vendeu mais que a Audi.

O principal mercado para a MB também é a China, com 751 700 unidades vendidas em 2022, mostrando também uma grande dependência deste mercado, apesar de as vendas de 286 800 nos EUA lhe darem uma margem de manobra mais confortável que a Audi.

Quanto aos elétricos, a MB vendeu globalmente 117 800 unidades, numa subida de 124% face às suas vendas deste tipo de veículos, no ano anterior. Mas, aqui, ficou atrás da Audi.

BMW é a campeã

Finalmente a BMW. Em 2022, vendeu 2 399 636 carros, se incluímos as vendas da Rolls Royce, que bateu o seu recorde em 2022, com 6021 carros entregues; e se incluirmos também as vendas da Mini, que totalizaram 292 923 unidades.

Subtraindo os números da Mini e RR, a marca BMW vendeu 2 100 592 unidades, continuando a bater a Audi e a MB em 2022. Na Alemanha, a BMW + Mini venderam 252 087 unidades, descendo 6% face a 2021 mas batendo as suas rivais diretas no mercado interno.

Na Europa, as vendas do Grupo BMW ascenderam às 877 369 unidades, sendo a única das três que vende mais nesta região do que no mercado chinês, onde entregou 791 985 unidades.

Claro que a China é também o seu mercado principal, pois nos EUA as vendas em 2022 ficaram-se pelos 361 892. Ainda assm, um valor acima da MB e muito acima da Audi, nos EUA.

O sucesso da M e dos EV

No caso particular da BMW, é interessante notar que a divisão M vendeu em 2022 nada menos do que 177 257 unidades a nível global, numa subida de 8,4%. Quando aos elétricos (BMW + Mini) as vendas em 2022 foram de 215 755 unidades, batendo as suas rivais numa subida de 107%, que se ficou a dever, em parte, às 43 744 unidades do Mini Cooper SE elétrico.

Em resumo, a BMW foi a marca premium alemã que mais carros vendeu em 2022, tanto em termos do global dos seus modelos, como nos elétricos. E isto, considerando as vendas da Mini, ou não considerando.

O estilo funciona

Muito criticada por algumas opções de estilo tomadas em alguns dos seus modelos ultimamente, a verdade é que a gama da BMW foi a mais atrativa para os clientes premium de todo o mundo, com destaque para os chineses.

Mas a história não acaba aqui. Se considerarmos a Tesla como uma marca premium, o que não me parece descabido, tendo em conta o posicionamento dos seus quatro modelos atuais, os americanos aproximam-se a passos largos dos três alemães.

A ameaça da Tesla

Em 2022, a Tesla vendeu 1 369 611 unidades, dos quais 711 000 foram entregues na China. As projeções da marca para 2023 são de atingir já os 2 milhões de unidades vendidas, o que, a acontecer, a aproxima muito da BMW e talvez consiga ultrapassar a Audi e mesmo a MB.

A Tesla tem ainda a vantagem de, obviamente, todas as suas vendas serem de modelos elétricos, o que deixa as três marcas premium alemãs “de rastos” no que a este setor do mercado diz respeito.

Conclusão

A BMW domina entre as marcas premium alemãs, com uma margem razoável. Essa é a primeira conclusão. A segunda é que todas as três marcas dependem muito das suas vendas na China, o que pode ser causa de alguma preocupação. A terceira conclusão é que a Tesla se aproxima rapidamente dos volumes de vendas dos três alemães, e vendendo apenas carros elétricos. E este continua a ser o assunto de maior preocupação para os alemães.

Francisco Mota

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