Alfa Tonale rivaliza com Audi Q3

Uma versão 100% elétrica pode surgir

Versão mais potente é "plug-in" e tem 275 cv

Três "olhos" de cada lado, a fazer lembrar Alfas do passado

Super e Ti são as versões de base. Sprint e Veloce são pacotes opcionais

Detalhes não faltam no Tonale

Alfa Romeo Tonale

Plataforma partilhada com o Jeep Renegade

O segundo SUV da Alfa Romeo

Ambiente interior tipicamente italiano

Estilo do habitáculo faz ligação ao passado

A vista dos proprietários será esta

Jean-Philippe Imparato o CEO

11/2/2022. Finalmente a Alfa Romeo apresentou o primeiro modelo da nova era. É um SUV, como não podia deixar de ser e tem versões híbridas. É o principio de mais um plano de renascimento para a marca italiana. Será desta?…

 

O homem revelou-se e confidenciou que é um “alfista” desde que nasceu, tanto do lado do pai como do lado da mãe, ambos proprietários de vários modelos da marca Italiana quando o novo CEO da Alfa Romeo era um miúdo. Estou a falar de Jean-Philippe Imparato.

Replicando a maneira exuberante de discursar dos italianos famosos, o francês Imparato começou a apresentação virtual do novo modelo da Alfa Romeo num tom eufórico que conseguiu manter durante grande parte da sua intervenção.

Depois de o ouvir, garanto que nenhum “alfista” ficou com dúvidas de que “desta vez é que é!” O entusiasmo era contagiante e só não passou para os oradores que lhe seguiram porque todos falam inglês com aquele indisfarçavel sotaque de um “italiano vero”.

Homem de confiança de Tavares

Imparato é um homem da PSA desde que começou a trabalhar em 1990. O sua mais recente “medalha” (talvez a maior) é a volta que deu à Peugeot entre 2016 e 2021, levando-a de marca generalista a quase-premium.

A passagem para a Alfa Romeo foi o novo desafio que Carlos Tavares lhe colocou e que deve ter aceite com paixão, apesar de não ser uma tarefa fácil. Imparato tem por missão implementar mais um plano de renascimento da marca italiana, um de muitos no passado e espera-se que este seja o definitivo.

A Alfa Romeo tem dez anos para dar resultados, caso contrário…

Tavares, o CEO do grupo Stellantis que detém a marca, já disse que a Alfa Romeo tem dez anos para dar resultados. Se não der… não sei muito bem o que poderá acontecer.

Dar lucro é a prioridade

Dez anos é muito tempo e Imparato diz que não tem pressão de fazer subir muito o volume de vendas. A sua prioridade é o lucro por unidade vendida. Diz que não quer fazer “stock” e que 80% dos Tonale vão ser fabricados só após terem sido encomendados.

O Tonale é o modelo mais importante da marca dos últimos vinte ou trinta anos. Em teoria, é o modelo certo, na altura certa: um SUV médio, com motorizações híbridas. Um rival de modelos como o Audi Q3 ou BMW X1.

Do estilo, nem vale a pena falar. Desde o 155 que não sai um carro feio dos estúdios da marca e nem mesmo a fisionomia SUV e os 4,53 metros veio estragar isso. Só o vi em formato digital, falta-me perceber melhor a escala, mas não espero nenhuma desilusão.

O que está por baixo?

Para o futuro da marca, o que importa é o que está por baixo; e também aqui não há grandes surpresas. O Tonale partilha a plataforma do Jeep Compass, que já foi a do Giulietta, numa nova evolução.

Ainda não foi agora que a Alfa Romeo passou para as plataformas PSA

Ainda não foi desta que a Alfa Romeo passou a usar a plataforma EMP2 V3 concebida pela PSA, logicamente porque o projeto Tonale é mais velho que a entrada na Stellantis e foi emparelhado com o Compass híbrido, que já está no mercado.

“Plug-in” e “mild hybrid”

E esta é a grande novidade do Tonale: o topo de gama é um híbrido “plug-in” que junta o conhecido motor 1.3 turbo a gasolina, para as rodas da frente e um motor elétrico de 60 cv, para as rodas de trás. Pode assim envergar a sigla Q4 de tração às quatro rodas, sem precisar de veio de transmissão.

A potência máxima combinada é de 275 cv, mais do que os 240 cv do Compass Plug-in, o que lhe permite fazer os 0-100 km/h em 6,2 segundos. A bateria de 15,5 kWh chega para uma autonomia em modo 100% elétrico de 60 km, em ciclo misto e 80 km, em cidade.

Novo motor 1.5 a gasolina

A outra novidade é um motor 1.5 a gasolina com turbo de geometria variável, associado a um sistema “mild hybrid” de 48V com motor elétrico de 15 kW, que resulta em duas versões, uma de 130 cv e outra de 160 cv, ambos com tração à frente. E ainda resta o 1.6 Diesel de 130 cv.

É uma gama realista e adaptada aos tempos atuais, se bem que Imparato não negou a possibilidade de vir a ser lançado um Tonale 100% elétrico, se os clientes o pedirem. Mas o mais certo é que isso só aconteça com as novas plataformas da Stellantis.

Por mais que os entusiastas da Alfa Romeo suspirem de alívio por continuarem a ter um carro que faz barulho pelo escape, a verdade é que, a partir de 2027, a marca só vai lançar elétricos.

Conclusão

Imparato prometeu um modelo novo, por ano, até 2030 e falou de siglas como GT, GTV e outras que fazem parte dos ecos da história da Alfa Romeo. Em 2025 será apresentado o primeiro Alfa Romeo 100% elétrico e Imparato terá de dar um verdadeiro salto mortal para explicar às suas memórias o que vai passar a significar ser um “alfista”.

Francisco Mota

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