A Toyota foi a marca mais vendida em 2022 e o Corolla, o “best-seller” mundial. Mas qual foi o Top 10 dos grandes grupos automóveis? Fique a saber quais são os 10 grupos mais poderosos do mundo e quais são os dois mais importantes outsiders.

 

Não é surpresa para ninguém que a Toyota se mantém como a marca de automóveis mais vendida no mundo, segundo os dados de 2022. Os japoneses conseguiram manter-se nos 10 milhões de carros vendidos num ano, apesar de registarem uma descida de 1,8%, face ao ano anterior.

Se, em percentagem, o valor é pequeno, a verdade é que representa uma descida de cerca de 180 000 carros de 2021 para 2022. Ainda assim, uma descida percentual muito inferior à média dos dez grupos mais vendidos, que atingiu uma quebra de 7,66%.

A queda do grupo VW

Os número da Toyota englobam já os da Lexus, por isso são considerados como os números do grupo Toyota. Ao contrário dos japoneses, os alemães do grupo Volkswagen, que estiveram no passado em disputa renhida com a Toyota pela liderança, registando nos anos anteriores valores também próximos dos 10 milhões, em 2022 tiveram pior resultado.

A quebra de vendas das marcas do grupo VW ascendeu aos 7,2%, deixando-os no segundo lugar com 7,86 milhões de carros vendidos em 2022, somando todas as suas marcas.

O grupo dos 6,0 milhões

Em terceiro lugar, com uma quebra de 5,7% está agora o grupo Hyundai/Kia com um total de 6,66 milhões de unidades entregues no ano passado.

A aliança Renault/Nissan/Mitsubishi ficou em quarto lugar com 6,32 milhões de unidades, numa descida de 15,7% muito penalizada pela retirada forçada do mercado russo.

Em quinto lugar ficou o grupo de 14 marcas que dá pelo nome de Stellantis, com um total de 6,31 milhões de unidades, numa descida de 8,6%, face a 2021.

GM a descer e Honda em queda livre

O sexto lugar ficou para a General Motors, um dos grupos historicamente líderes da indústria automóvel mundial que agora não consegue ir além dos 5,83 milhões, numa quebra de 7,8%.

A maior quebra do ano de 2022 foi a registada pela Honda que caiu uns preocupantes 20,3%, não indo além dos 3,7 milhões de carros entregues em todo o mundo.

Os “big three” são só memória

A Ford, outro dos grupos antigamente conhecidos como fazendo parte dos “big three”, que era composto também pela GM e Chrysler (hoje parte da Stellantis) não conseguiu fazer melhor do que o oitavo lugar em 2022, com um total de 3,64 milhões de carros vendidos em todo o mundo.

Em nono lugar encontramos o único grupo do Top 10 que registou uma subida de 2021 para 2022, a Suzuki, que cresceu 4,7% e atingiu os 2,87 milhões de unidades.

O Top 10 termina com o único grupo premium a conseguir chegar a este clube restrito, o Grupo BMW (que inclui a Mini e a Rolls Royce) que desceu 8,0% face a 2021, mas garantiu o décimo lugar com 2,33 milhões de unidades.

Dois “outsiders”… por enquanto

Quanto aos dois grandes outsiders de 2022, que não conseguiram entrar no Top 10 mas não ficaram longe e conseguiram registar subidas muito relevantes em relação a 2021, o mais esperado foi a Tesla, que ficou no 15º lugar com uma subida de 41,4%, o que lhe valeu um volume global de 1,31 milhões de unidades entregues.

Mas a grande sensação do ano foi sem dúvida a chinesa BYD, que subiu 18 lugares no ranking, atingindo o 13º posto com 1,86 milhões de veículos exclusivamente elétricos ou plug-in. Uma subida meteórica de 156,9%.

Quem está em risco?

Para lá da liderança sustentada da Toyota, que aumentou consideravelmente a sua vantagem face à VW, a outra grande conclusão que se pode tirar é a proximidade entre os três grupos que se seguem. Entre o grupo Hyundai/Kia, a aliança Renault/Nissan/Mitsubishi e a Stelantis, a diferença não vai além dos 350 000 carros. E a distância para a VW não vai além dos 1,55 milhões de unidades.

Olhando para o Top 10, percebe-se que o grande fosso ocorre entre o sexto lugar da GM e o sétimo lugar da Honda, que fica a mais de 2,13 milhões de distância. Neste momento, até que os grupos chineses cresçam mais, o que deve acontecer nos próximos anos, há seis grande grupos que dominam a indústria. Pela lógica clássica, todas as marcas que ficam abaixo podem estar mais vulneráveis a serem compradas pelos primeiros seis. Mas a lógica atual tem muito pouco de clássica.

O Top 10 dos grupos que mais vendem

1º Toyota – 10 milhões

2º Volkswagen – 7,86 milhões

3º Hyundai – 6,66 milhões

4º Renault/Nissan/Mitsubishi – 6,32 milhões

5º Stellantis – 6,31 milhões

6º General Motors – 5,83 milhões

7º Honda – 3,7 milhões

8º Ford – 3,64 milhões

9º Suzuki – 2,87 milhões

10º BMW – 2,33 milhões

Conclusão

No total, em 2022, foram vendidos 76,96 milhões de automóveis ligeiros de passageiros e ligeiros comerciais em todo o mundo, numa descida de 4,1% face ao ano anterior. Todos os números aqui apresentados foram coligidos pela Focus2move.

Francisco Mota

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