A Citroën faz hoje 100 anos, um percurso recheado de feitos técnicos e humanos que marcaram a indústria. Para quem gosta, nada melhor do que uma caixa de “carrinhos” para comemorar.

 

A Citroën foi fundada há precisamente 100 anos, a 4 de Junho de 1919. Uma marca e uma empresa que se confundem com um período da história de França, com um percurso de altos e baixos, de alegrias e tristezas, como em todas as empresas.

Mas um percurso que marcou e continua a marcar muitos dos utilizadores dos seus produtos.

Carros que ficaram na história

Alguns dos seus carros ficaram para a história e são alvo da adoração de muitos entusiastas pelo mundo fora. O 2CV, o DS, o Méhari são apenas alguns dos modelos que ficaram na memória coletiva de quem se interessa por esta indústria.

Tudo começou da iniciativa de André Citroën, um empreendedor, mas também um sonhador e até um “marketeer”, se a palavra já tivesse sido inventada quando ele era vivo.

Filho de um negociador de diamantes holandês e de mãe polaca, Citroën nasce em Paris a 5 de Fevereiro de 1878.

O homem dos limões

O nome Citroën tem origem no seu trisavô, um vendedor de legumes na periferia de Amesterdão. Era conhecido como o Limoenman, ou o “homem dos limões.”

Mas quando chegou a vez do seu avô se casar, o seu futuro e rico sogro exigiu-lhe um nome mais sério do que Limoenman e ele escolheu Citroen (limão em holandês).

A vida de André Citroën não foi fácil, tendo ficado orfão de pai aos seis anos, o que o marcaria profundamente. A mãe morre em 1899 e o seu irmão Bernard é morto em 1914, na frente de batalha onde lutava na primeira guerra.

Citroën casa-se com Giorgina Bingen em 1914 e tem quatro filhos dessa união: Jacqueline, Bernard, Maxime e Solange. Morre a 3 de Julho de 1935, com 57 anos apenas.

Engrenagens com o “double chevron”

Os automóveis não foram a sua primeira atividade, depois de ter estudado na Escola Politécnica. Começou por produzir engrenagens metálicas com dentes em forma de “v” invertido e usou esse “double chevron” para o símbolo da marca de automóveis que fundaria em 1919.

Desde o início que tinha uma sensibilidade especial para o marketing e para a publicidade, sendo ainda hoje recordadas algumas das suas ideias mais brilhantes neste domínio, como iluminar a torre Eifel com a palavra Citroën.

Os brinquedos Citroën

Os brinquedos que reproduziam os automóveis reais que vendia eram também uma maneira de publicitar os seus produtos, em particular junto daqueles que seriam os seus futuros potenciais clientes. E mais um pequeno negócio em si mesmo.

Em 1932 surgem assim os brinquedos Citroën, que também ficaram para a história e são hoje muito cobiçados pelos colecionadores.

Nesse primeiro ano, foram vendidos 15 000 pequenas réplicas de carros a pedais, que os mais pequenos se divertiam a “conduzir” nos jardins, enquanto esperavam pelo dia de poder guiar um Citroën verdadeiro.

Diz-se que o objetivo desta estratégia destinada aos mais novos era que as primeiras palavras que as crianças aprendessem fossem: “Mamã, Papá… Citroën.”

Os brinquedos modernos

No ano em que a Citroën completa os seus 100 anos de existência, nada melhor do que comemorar com os brinquedos Citroën, mas os dos nossos dias, entretanto transformados em peças para coleccionadores. As crianças de hoje preferem outros brinquedos.

Dentro da sua coleção Origins, a marca francesa lançou uma série de brinquedos de coleção que evocam alguns dos carros mais emblemáticos da sua história.
Um deste conjuntos surge numa caixa metálica de estilo muito nostálgico, com decoração alusiva à data de fundação da marca e inclui seis miniaturas à escala 1/64, feitos com peças em metal e plástico.

Os “carrinhos” surgem em embalagens individuais e perfeitamente acondicionados, perfeito para os adeptos do “unwrapping”. Não são réplicas hiper-realistas, são miniaturas fiéis aos traços gerais dos modelos originais, mas que conseguem manter o charme dos brinquedos de outros tempos.

Os seis “carrinhos”

Dentro da caixa metálica, pode ser encontrado um DS 23 Pallas em cor marfim, um Méhari verde escuro, um 2CV Charlestone em dois tons de cinzento, um Traction Avant preto e vermelho, um furgão Type H amarelo e um CX azul claro. Todos eles merecem atenção e fazem-nos viajar para diferentes fases da vida da Citroën.

Conclusão

Para quem gosta de automóveis e tem um “fraquinho” por miniaturas, este conjunto transporta para a infância, quando brinquedos como estes eram muito aguardados no dia do aniversário. E quando brincar com um “carrinho” no chão era tudo o que algumas crianças queriam. Parabéns, Citroën!

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