Com tempo frio, as baterias mais antigas ficam com o seu trabalho dificultado. Descarregam-se mais depressa e não é raro que, após uma noite de baixas temperaturas, de manhã não tenham energia suficiente para pôr o motor em marcha. O que fazer nessa altura, quando chega ao carro, roda a chave e não acontece nada?…
Aqui ficam 5 passos simples que o podem ajudar a remediar o problema e a diminuir o stress matinal.

1 – Não começar por pensar que é o fim do mundo

Dizer para si mesmo que “isto só me acontece a mim” ou que “logo hoje que não me podia atrasar” não contribui para resolver a situação, apesar de dar sempre vontade de o dizer… Há que puxar pela cabeça e ver que recursos tem à sua volta para solucionar rapidamente a situação. Em muitos casos, tudo se consegue resolver em poucos minutos, é uma questão de procurar e de ter um pouco de sorte.

2 – Arranjar cabos de bateria

Se tiver cabos de bateria pode pedir a alguém que tenha um carro com a bateria carregada para lhe dar “um encosto”. Isto é a expressão da gíria para ligar a bateria descarregada do seu carro a uma bateria de outro carro. Primeiro verifique se a bateria descarregada está partida ou se está a largar fluído. Nesse caso, não ligue os cabos: tem que mudar a bateria com urgência.

Ligar primeiro o cabo vermelho ao borne positivo da bateria descarregada e depois ao borne positivo da bateria carregada

Caso contrário, siga as medidas de segurança normais para estes casos, que estão no manual de instruções do seu carro. Em geral, deve fazer o seguinte: estacionar o carro com a bateria carregada à distância do comprimento dos cabos. Desligar a ignição de ambos os carros. Ligar primeiro o cabo vermelho ao borne positivo da bateria descarregada e depois ao borne positivo da bateria carregada. Em seguida, ligar o cabo preto ao borne negativo (preto) da bateria carregada e a um ponto metálico sem tinta, nem ferrugem do carro que tem a bateria descarregada, não ligue diretamente à bateria, para não causar faísca. Depois é só rodar a chave de ignição do carro que tem a bateria carregada e esperar dois minutos.

Assim que o motor “pegar” desligar os cabos de bateria, pela ordem inversa: primeiro o preto e depois o vermelho

Em seguida, rodar a chave de ignição do carro com a bateria descarregada, se não pegar à primeira, peça ao condutor do carro com a bateria carregada para acelerar um pouco e tente novamente. Assim que o motor “pegar” desligar os cabos de bateria, pela ordem inversa: primeiro o preto e depois o vermelho. Tenha muito cuidado para não tocar com os “lagartos” do cabo preto nos “lagartos” do cabo vermelho ou com o “lagarto” do cabo vermelho em qualquer parte dos dois carros, enquanto a outra ponta ainda está ligada a uma das baterias.

Se não tiver cabos, pergunte a um vizinho ou a algum dos proprietários dos carros que estão à volta do seu. Uma boa dica: os condutores dos carros mais velhos costumam ter o hábito de transportar cabos de bateria na mala.

3 – Um “booster” ainda é melhor

Outra opção, se não arranjar cabos, é procurar uma oficina nas redondezas, todas elas têm baterias portáteis (os chamados “boosters”) capazes de serem ligados à sua bateria e de fazer arrancar o motor. Seja simpático e, com sorte, talvez até nem lhe cobrem a ajuda… Depois de ter o motor a funcionar, é aconselhável conduzir durante trinta minutos antes de o voltar a desligar, para carregar um pouco a bateria. Caso contrário, da próxima vez que o fizer, o mais certo é voltar a ter a bateria “em baixo”.

4 – Mandar vir bateria nova

Se, depois de dado o “encosto” com cabos ou com o “booster” o motor não ficar a funcionar normalmente, se se desligar ou se não o conseguir voltar a pôr a trabalhar depois de o desligar, então o mais certo é que tenha mesmo que trocar a bateria. Há várias maneiras de o fazer sem sequer ter que sair do local onde tem o carro estacionado. Muitas oficinas que fazem manutenção multimarca, têm serviços de desempanagem de bateria. Basta puxar do smartphone e procurar na Internet o telefone daquela que ficar mais próxima. Não se esqueça de perguntar o preço, incluindo deslocação do mecânico, para não ter surpresas.

5 – Apanhar um autocarro…

Se nada disto funcionar e se o seu compromisso for mesmo inadiável, experimente a paragem de autocarro mais próxima. O bilhete da Carris custa dois euros e poderá deixar a resolução do problema da bateria para mais tarde.
Não se esqueça de pagar o parquímetro, se for caso disso, para não levar uma multa de estacionamento, em cima da despesa da bateria!…

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