O sistema de subscrição Care by Volvo, propõe uma alternativa à propriedade. A marca garante que é tão fácil como usar um smartphone e tudo se faz numa App. Saiba como…

 

Não é mais um “leasing”, nem sequer um “renting”. O sistema de subscrição Care by Volvo propõe uma alternativa à compra e propriedade de um dos seus modelos e está a ser um sucesso nos mercados onde já está implementado, com destaque para os EUA.

A ideia é muito simples: o condutor apenas tem que pagar uma mensalidade fixa para utilizar o seu Volvo, a marca responsabiliza-se por tudo o resto.

E tudo o resto é muita coisa. Começa pelo mais óbvio como a renda do carro, o seguro, as taxas de circulação, a manutenção e os consumíveis.

A diferença para outros sistemas como o leasing e o renting é que o Care by Volvo inclui um conjunto de serviços premium.

Serviços adicionais

Por exemplo, o cliente pode pedir que o seu carro seja levado para ser abastecido de combustível, ou lavado e aspirado.

Pode também marcar a revisão e requerer que, para isso, o seu carro seja recolhido e devolvido no local que lhe for mais conveniente.

Para garantir que todos estes serviços são cumpridos com eficácia, a Volvo comprou a empresa Luxe, sediada nos EUA, especializada em serviços premium de “valet” e “concierge”.

Partindo do principio de que “tempo é dinheiro”, que hoje se converteu em “tempo é luxo”, a Volvo quer tornar a utilização do automóvel o mais fácil possível, em todos os aspetos que, de alguma forma lhe possam estar ligados.

Nos países onde as entregas de compras feitas no “e-commerce” o permitam e o serviço estiver disponível, o utilizador da subscrição Care by Volvo também pode dar ordem que uma encomenda seja depositada dentro da mala do seu carro, onde estiver estacionado.

Evita-se assim o frequente desencontro entre o operador da empresa de entregas e o destinatário da encomenda, que geralmente obriga a gastar mais tempo para fazer a entrega num outro local.

Chave digital

Para isso ser possível, é fornecida de série a tecnologia da chave digital, que permite à empresa de entregas abrir a mala do carro (uma única vez) e depositar a encomenda.

Com a chave digital, também é possível a outras pessoas, autorizadas pelo utilizador, terem acesso ao seu carro.

Isto tanto pode ser útil para partilhar o carro com familiares ou amigos; como eventualmente aderir a serviços de “car sharing”.

Outra funcionalidade, disponível para os aderentes ao Care by Volvo é a possibilidade de ter acesso a um outro modelo da marca, durante um período limitado no tempo e mediante marcação.

A Volvo dá o exemplo de um fim-de-semana, em que o utilizador precise de um carro maior. Poderá escolher da gama da Volvo o modelo que mais lhe convém e trocar durante alguns dias.

Mais transparente

A ideia base desta subscrição é facilitar o acesso a um automóvel novo, mas também tornar o processo mais transparente.

A questão da transparência tem muita importância, pois é sabido que um dos aspetos que causa maior desconforto aos compradores (especialmente os mais novos) de um automóvel é o processo de negociação do preço de compra.

Para evitar essa fase da transação, no Car by Volvo, os preços são tabelados e iguais para todos os clientes do mesmo país ou da mesma região, como é o caso da Europa.

Tudo via uma App

Para dar inicio ao processo de subscrição, o cliente interessado apenas tem que instalar a aplicação para smartphone, Care by Volvo e fazer o pedido de subscrição.

Em pouco tempo, e sem sair da aplicação, a Volvo garante que terá a resposta, ou seja, se é elegível para ser um dos subscritores do programa.

Depois, é só pagar e esperar até que o seu carro lhe seja entregue no local que escolher.

O tempo de espera é inferior ao de uma compra normal, em que o cliente faz a configuração individual da sua unidade específica. Aqui, os opcionais estão definidos à partida.

Bem equipados

Para facilitar a logística de todo o processo, os modelos estão previamente equipados com os opcionais mais procurados em cada segmento, de forma a que o cliente não sinta falta de nada.

Por exemplo, Carplay e Android Auto estão incluídos, tal como os principais sistemas de segurança ativa e auxílio à condução.

A subscrição é válida durante dois anos, ao fim dos quais o cliente recebe um carro novo, se desejar continuar a subscrever o serviço.

Antes disso, após um ano do início da subscrição, poderá fazer um “upgrade” para um modelo maior e mais caro, se concluir que é isso que necessita.

Sucesso nos EUA

O serviço Care by Volvo começou a ser proposto nos EUA, onde rapidamente se tornou num sucesso.

Os clientes que mais o procuraram foram a geração dos Millennials que, segundo a Volvo, apreciaram a simplicidade e transparência de todo o processo.

Ter acesso a um carro com a mesma facilidade com que se acede a um smartphone novo, é a promessa da marca, que parece estar a convencer os americanos.

De tal forma que a marca começou por propor o serviço nos EUA apenas com o XC40, mas já o alargou a vários outros modelos da sua gama: XC60, XC90, S60 e V60 Cross Country.

Quanto a preços, nos EUA, a variação não é muito grande, indo dos 700 aos 800 dólares, o equivalente a cerca de 640 a 730 euros.

Chega a Portugal em 2021

Na Europa, o Care by Volvo começou por estar disponível em sete mercados: Suécia, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália, Noruega e Polónia.

Espera-se que esteja disponível em mais países brevemente, incluindo em Portugal, onde está agendado para 2021.

Conclusão

Os serviços de subscrição são cada vez mais procurados, sobretudo pelas novas gerações, habituadas a fazer esse tipo de transações nos meios audiovisuais online.

São uma opção muito apelativa a quem não dá valor ao sentimento de posse de um automóvel, mas apenas à sua utilização.

O que não quer dizer que deixe de dar valor ao automóvel em si, pelo contrário. Será também a maneira de ter acesso a marcas premium como a Volvo, sem necessidade de investir no preço total do carro.

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