Jeep Avenger

O Avenger será feito com base na plataforma E-CMP da Stellantis

Primeiro Jeep 100% elétrico chega em 2023

Jeep Recon 100% elétrico é opção ao Wrangler

Jeep Recon tem estilo tradicional

O Jeep Recon partilha algumas das opções do Wrangler

Jeep Wagoneer S é topo de gama 100% EV

Jeep entra nos EV de luxo com Wagoneer S

A Jeep vai lançar no início de 2023 o seu primeiro veículo 100% elétrico que será também o seu modelo mais pequeno de sempre. Chama-se Avenger e promete ser um verdadeiro Jeep.

 

A dinâmica da Jeep em direção ao futuro elétrico vai receber um novo impulso já o início de 2023, com o lançamento do Avenger. Trata-se do primeiro 100% elétrico da marca e será também o modelo mais pequeno de sempre lançado pelos americanos.

O estilo é uma interpretação moderna do visual clássico da Jeep, onde não falta uma falsa grelha dianteira com os recortes dos habituais sete orifícios. Os faróis de LED assumem uma expressão mínima e a silheuta aproxima-se mais do Compass que do Renegade, tal como a face traseira.

Jeep Avenger

Dentro da lógica do grupo Stellantis, de que a Jeep faz parte, o Avenger vai ser produzido na fábrica do grupo de Tichy, na Polónia usando como base a plataforma E-CMP, a mesma usada pelas versões elétricas do DS 3 Crossback, Peugeot e-2008 e Opel Mokka-e.

Terá 400 km de autonomia

Apesar do seu aspeto urbano e de partilhar bateria e motor com os outros B-SUB elétrico da Stellantis, a Jeep garante que o Avenger terá as mesma aptidões para condução fora de estrada que o Renegade 4xe, modelo abaixo do qual se vai posicionar, em termos de preço e gama.

Primeiro Jeep 100% elétrico chega em 2023

Ainda não foram avançados dados concretos acerca da baterias e motores elétricos, mas a Jeep anunciou uma autonomia de 400 km. Está também em consideração o lançamento de versões híbridas “plug-in” do Avenger, aproveitando a plataforma “multi-energias”.

O plano da Jeep

O plano da Jeep é tornar-se líder mundial de SUV eletrificados, “atacando” tanto o mercado da Europa como o dos EUA, onde os 4xe já são os híbridos “plug-in” mais vendidos.

Jeep entra nos EV de luxo com Wagoneer S

Até ao final de 2025, a Jeep vai lançar mais três modelos elétricos. O primeiro será o Wagoneer S, com 600 cv de potência máxima e 640 km de autonomia, capaz de fazer os 0-100 km/h em 3,5 segundos e que se posicionará no topo da oferta Jeep n, nos EUA e na Europa.

Jeep Recon 100% elétrico é opção ao Wrangler

Depois será a vez do Recon, um modelo com características de condução fora de estrada semelhantes, ou melhores, que as do icónico Wrangler, usando o mesmo grupo motriz e bateria do Wagoneer S. Do quarto EV previsto, a Jeep ainda não deu detalhes.

Conclusão

O arranque definitivo da Jeep em direção aos modelos 100% elétricos está à porta. Para quem julgava, até há pouco tempo, que isso seria impossível, 2023 vai começar a mostrar o contrário. Este é o objetivo para a Europa, pois o Avenger não será vendido nos EUA. Por cá, a Jeep espera já só vender EV a partir de 2030, o mais tardar, enquanto que nos EUA a quota de EV será de 50%, na mesma data.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Primeiro teste – Jeep e-Hybrid: um pouco mais que “mild-hybrid”