O XC40 Recharge será o primeiro a receber a nova App "on-board"

Nova aplicação Range Assistant aumenta autonomia

A sistema operativo Android para automóveis estreou-se no XC40 Recharge

A associação da Volvo com a Google facilita a conetividade

Diminuir a frequência e tempo dos carregamentos é o objetivo da App

Nas viagens mais longas, a App tem particular utilidade

A Volvo desenvolveu o novo software da App

A plataforma CMA foi a primeira a receber um 100% EV

A Volvo criou uma nova App, para o sistema de infotainment dos seus modelos elétricos, que ajuda a aumentar a autonomia da bateria. A aplicação é enviada “over the air” para cada carro, sem necessidade de ir à oficina.

 

O lançamento do elétrico XC40 Recharge foi um marco importante para a Volvo, não só por ser o seu primeiro modelo 100% elétrico, mas também porque deu início à colaboração com a Google.

A marca sueca foi o primeiro construtor de automóveis a celebrar um acordo com a Google para a utilização da versão para automóveis do sistema operativo Android, tendo sido o XC40 Recharge o primeiro modelo a usar o sistema, que está já a ser expandido para os outros modelos da marca.

Este sistema operativo permite usar algumas das mais conhecidas aplicações e serviços Android para smartphones, mas adaptados para utilização sem mãos, durante a condução.

Comando por voz

O condutor comanda o sistema prioritariamente através de ordens vocais, para aplicações como o Google Maps e pode encontrar várias outras aplicações úteis para a condução e entretenimento a bordo no Google Play.

Esta plataforma permite atualizações à distância, ou “over the air”, sem necessidade de levar o carro à oficina.

A Volvo já começou a utilizar esta possibilidade desde o início deste ano e estarão disponíveis brevemente noutros modelos, com o objetivo de tornar a marca líder nesta área.

Atualizar sem incómodos

Algumas das atualizações que já foram feitas estão relacionadas com melhorias de sistemas de segurança, novas informações sobre o impacte de temperaturas ambiente baixas na autonomia da bateria e eliminação de “bugs” de vários tipos.

A última novidade é uma aplicação, para instalação no sistema de infotainment com OS Android, designada Range Assistant (Assistente de Autonomia) que visa a otimização da utilização da bateria com o consequente aumento da autonomia.

O que faz a nova aplicação

Basicamente, a aplicação inclui melhoramentos na gestão da carga da bateria e na performance da regeneração, bem como uma nova estratégia inteligente para o programador de pré-aquecimento da bateria.

Este novo software foi desenvolvido pela própria Volvo e mostra o investimento que a marca está a fazer nesta área. A App fornece ao condutor uma estimativa mais rigorosa – e disponibilizada mais rapidamente – da carga restante na bateria e da autonomia possível.

Informação mais rigorosa e mais rápida ajuda o condutor a perceber melhor como funciona um carro elétrico

Também foram feitos progresso na indicação do consumo, em tempo real. Esta informação permite ao condutor perceber melhor todos os fatores que afetam a autonomia num modelo 100% elétrico e como os gerir da melhor maneira.

Otimizar a climatização…

Por exemplo, uma função de otimização da autonomia na App pode ajustar a climatização do habitáculo de forma automática, para diminuir o seu impacte no consumo de energia da bateria e assim aumentar o alcance.

Como é lógico, isto pode fazer aumentar a autonomia e diminuir o número e duração dos carregamentos necessários, o que se pode revelar particularmente útil em deslocações mais longas, ou em percursos com menos pontos de carregamento disponíveis.

… e a condução

Outra faceta desta aplicação, que vai continuar a ser desenvolvida ainda mais no futuro imediato, são os conselhos ao condutor.

Para tornar o estilo de condução de cada um o mais eficiente possível, em termos de consumo de energia, a App aponta alguns conselhos úteis.

A aplicação terá uma função de aconselhamento ao condutor em que lhe são dadas recomendações fáceis de seguir, sobre a maneira de ajustar o seu estilo de condução de forma a maximizar a autonomia.

Condução mais eficiente

Como utilizar da melhor maneira o acelerador, de acordo com o trânsito e a topografia da via, ou como gerir da maneira mais eficiente os modos de regeneração são apenas algumas das áreas deste aconselhamento.

Esta funcionalidade terá muito interesse para condutores novos na “arte” de guiar um carro elétrico, ajudando-os a tirar o melhor proveito da condução 100% elétrica, eliminando eventuais “vícios” de muitos anos de condução de veículos com motor de combustão interna.

O C40 Recharge já vem equipado de série com a nova aplicação Range Assistant

Esta App será disponibilizada “over the air” para o XC40 Recharge e estará já incluída de série no novo C40 Recharge. No primeiro caso, o condutor será notificado da disponibilidade da atualização e poderá acompanhar todo o processo de download e instalação da App através de notificações no ecrã tátil central.

Conclusão

Este é apenas um exemplo daquilo que se tornará vulgar dentro de pouco tempo, com as atualizações à distância a melhorar a experiência de utilização dos carros elétricos, sem necessidade de vistas frequentes à oficina. A Volvo está convencida que a melhor maneira de o fazer é garantir o desenvolvimento de novo software e aplicações pelos seus próprios engenheiros, em vez de recorrer a fornecedores externos. O processo torna-se mais rápido e dá melhor resposta aos requisitos dos clientes.

Ler também, seguindo o LINK:

Volvo e o ambiente: linho, cortiça e reciclados são o novo Premium