Com o calor vai-se a necessidade de usar o ar condicionado (A/C) no automóvel. O frio pede mesmo é aquecimento. Será mesmo assim?…
Arrefecer o habitáculo dos automóveis no Verão, sobretudo quando a temperatura ambiente é muito alta, é uma medida de conforto, mas também de segurança. Um condutor confortável consegue manter-se alerta e atento muito mais facilmente que um condutor com calor e transpirado. Isso não é novidade para ninguém, tanto assim que são cada vez menos os automóveis novos que não têm A/C, nem que seja como opcional.
Mas, e no Inverno, será que o A/C também tem utilidade? Muitos condutores acham que não. Desligam o botão quando o calor se vai embora e só o voltam a ligar quando o tempo quente regressa. Na verdade, ao proceder assim, não estão a utilizar uma das mais importantes funções do A/C, que é a desumidificação do habitáculo.

Tirar a humidade do habitáculo

No Inverno, e em particular nos dias de chuva, o habitáculo dos automóveis tende a concentrar humidade, que facilmente embacia os vidros. Alguns condutores continuam a usar panos para limpar os vidros, ou abrir as janelas com o carro em movimento. Mas a melhor solução está ao alcance dos dedos: ligar o A/C.
Contudo, há quem só use a função de desembaciamento de A/C na posição de máximo caudal, quando o para-brisas está quase opaco. Alguns automóveis têm esta função, que é tudo menos confortável: de repente, uma espécie de tempestade gelada ataca o para-brisas por dentro e acaba diretamente projetada na cara do condutor. Não é a melhor maneira de resolver o problema.

Escolha a temperatura mais confortável e depois ligue o A/C numa velocidade baixa, mas capaz de manter os vidros desembaciados.

Para manter o habitáculo confortável e sem humidade, com os vidros secos por dentro, o melhor é escolher no aquecimento a temperatura que lhe dê a maior sensação de conforto, entre os 22 e os 24 graus, e depois ligar o A/C numa velocidade o mais baixa possível, mas capaz de manter os vidros sempre desembaciados. Além de deixar de ter que se preocupar em limpar os vidros com um pano, ainda tem a vantagem de que o A/C retira humidade de todo o habitáculo, evitando assim a criação de cheiros desagradáveis, geralmente oriundos do forro dos bancos.
Mas, como em tudo, é preciso ter alguns cuidados. Manter o A/C carregado é fundamental, mas também é importante garantir que as condutas estão limpas. Mandar fazer uma verificação do A/C a cada dois anos é uma boa prática.

Conclusão

É verdade que a utilização do A/C faz aumentar o consumo de combustível. Mas o que se ganha em conforto e, logo, em segurança mais do que compensa o ligeiro acréscimo de gasto de gasolina ou gasóleo, o que poderá de alguma forma ser compensado com uma condução ecológica. Mas esse assunto, fica para um próximo “Sabia que?”